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Itaú e LuizaCred vão devolver R$ 74 milhões aos clientes. Saiba como

O Itaú Unibanco e a LuizaCred anunciaram a devolução de R$ 74 milhões aos clientes devido a cobranças indevidas

Itaú e LuizaCred vão devolver R$ 74 milhões aos clientes. Saiba como

O Itaú Unibanco e a LuizaCred anunciaram a devolução de R$ 74 milhões aos clientes devido a cobranças indevidas. O valor total cobrado irregularmente foi ainda maior, totalizando R$ 253 milhões. Até o momento, as instituições informam que já restituíram R$ 179 milhões, conforme divulgado pela Coluna Dinheiro e Negócios do site Metrópole.

Essas devoluções são resultado de um termo de compromisso firmado pelas instituições com o Banco Central (BC). Além do Itaú Unibanco e da LuizaCred, estão envolvidas no processo a Itaucard e a Financeira Itaú CDBs S.A. Crédito, Financiamento e Investimento.

Valores e Motivos das Restituições

Confira os valores a serem restituídos e os motivos das cobranças indevidas:

Itaú Unibanco

  • Valor cobrado indevidamente: R$ 81.655.137,95
  • Já devolvido: R$ 45.807.535,98
  • Falta devolver: R$ 35.847.601,97
  • Motivo: cobrança indevida de tarifa de adiantamento a depositantes, ocorrida de março de 2014 a julho de 2021, afetando 74.746 clientes.

Itaucard

  • Valor cobrado indevidamente: R$ 119.810.383,56
  • Já devolvido: R$ 90.927.404,99
  • Falta devolver: R$ 28.882.978,57
  • Motivo: cobrança indevida de tarifa de avaliação emergencial de crédito, ocorrida de fevereiro de 2012 a dezembro de 2020, afetando 2.903.736 clientes.

Financeira Itaú CDB S.A. Crédito, Financiamento e Investimento

  • Valor cobrado indevidamente: R$ 30.826.993,74
  • Já devolvido: R$ 24.471.126,58
  • Falta devolver: R$ 6.355.867,16
  • Motivo: cobrança indevida de tarifa de avaliação emergencial de crédito, ocorrida de fevereiro de 2012 a dezembro de 2020, afetando 893.675 clientes.

LuizaCred

  • Valor cobrado indevidamente: R$ 21.422.889,70
  • Já devolvido: R$ 18.489.009,60
  • Falta devolver: R$ 2.933.880,10
  • Motivo: cobrança indevida de avaliação emergencial de crédito, ocorrida de fevereiro de 2012 a dezembro de 2020, afetando 586.390 clientes.