
A partir das 10 horas desta segunda-feira, 24 de março de 2025, estará disponível para consulta o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O pagamento das 120.039 restituições em todo o Brasil será efetuado ao longo do dia 31 de março, totalizando R$ 253.876.963,84.
Desse montante, R$ 168.863.669,05 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma:
- 3.163 restituições para idosos acima de 80 anos
- 16.215 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos
- 2.405 restituições para contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave
- 4.013 restituições para contribuintes com maior fonte de renda proveniente do magistério
Além disso, 75.790 restituições serão destinadas a contribuintes não prioritários, mas que receberam prioridade por utilizar a Declaração pré-preenchida ou optar pelo recebimento via PIX. Outras 18.453 restituições serão para contribuintes não prioritários.
No estado do Pará, o valor total de R$ 9.558.860,48 será distribuído entre 3.426 contribuintes. Já na 2ª Região Fiscal (que abrange AC, AM, AP, PA, RO e RR), 6.823 contribuintes receberão R$ 18.942.867,18.
Por Delegacia da Receita Federal
- Belém: 1.929 contribuintes receberão R$ 8.018.654,08
- Marabá: 977 contribuintes terão direito a R$ 852.428,76
- Santarém: 520 contribuintes receberão R$ 687.777,64
Consulta e Regularização
Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte pode acessar a página da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Consultar a Restituição”. A página oferece opções para consulta simples ou completa, incluindo o extrato de processamento no e-CAC. Se houver pendências na declaração, o contribuinte poderá retificar as informações.
A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para smartphones e tablets, permitindo a consulta direta à liberação das restituições e à situação do CPF.
Pagamento e Correção de Dados Bancários
A Receita Federal paga as restituições exclusivamente em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Se houver erro nos dados bancários ou problemas na conta destino, o pagamento será impedido. Para corrigir os dados e reagendar o crédito, o contribuinte pode utilizar o serviço oferecido pelo Banco do Brasil (BB), disponível por até 1 ano após a primeira tentativa de crédito. O reagendamento pode ser feito pelo Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou por telefone, ligando para 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) ou 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Se o contribuinte não resgatar o valor da restituição no prazo de 1 ano, poderá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.