Seu bolso

INSS: aposentados que ganham acima do mínimo começam a receber nesta segunda

O governo federal vai antecipar o pagamento do 13⁰ salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
 Foto: Divulgação
O governo federal vai antecipar o pagamento do 13⁰ salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foto: Divulgação

Os aposentados do INSS que ganham mais que um salário mínimo começam a receber o calendário de junho a partir desta segunda-feira (1º). Ao todo, cerca de 39 milhões de segurados da previdência social serão beneficiados.

Para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.412), os pagamentos referentes a este mês seguem até o dia 5 de julho. O calendário completo de pagamento para todos os segurados, com datas conforme o penúltimo dígito do NB, está disponível no site e no aplicativo do INSS. (Saiba como consultar no fim do texto).

Para saber o dia exato do recebimento, o segurado deve verificar o número do benefício (NB), que possui dez dígitos no formato: 999.999.999-9. Neste caso, é necessário considerar o penúltimo número, que fica antes do dígito. Veja abaixo as datas de pagamento dos benefícios em junho:

Para quem recebe até um salário mínimo:

Penúltimo dígito do NB Data de pagamento
1 24 de junho
2 25 de junho
3 26 de junho
4 27 de junho
5 28 de junho
6 1º de julho
7 2 de julho
8 3 de julho
9 4 de julho
0 5 de julho

Para quem recebe mais de um salário mínimo:

Penúltimo dígito do NB Data de pagamento
1 ou 6 1º de julho
2 ou 7 2 de julho
3 ou 8 3 de julho
4 ou 9 4 de julho
5 ou 0 5 de julho

 

Como consultar?

Acesse o site ou aplicativo do INSS para consultar o calendário completo e acompanhar o status do seu pagamento: meu.inss.gov.br. Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS no número 135.

As datas informadas podem sofrer alterações. Consulte sempre o site oficial do INSS para as informações mais recentes.

 

(Com informações do site JC Concursos)