GRANA LIBERADA

INSS começa a devolver dinheiro nesta quinta (24); veja quem tem direito

O Governo Federal dá início, nesta semana, à nova fase do processo de ressarcimento aos aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos

O Governo Federal dá início, nesta semana, à nova fase do processo de ressarcimento aos aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos
O Governo Federal dá início, nesta semana, à nova fase do processo de ressarcimento aos aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos

O Governo Federal dá início, nesta semana, à nova fase do processo de ressarcimento aos aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios do INSS. A partir desta quinta-feira (24), os primeiros pagamentos serão realizados diretamente na conta dos segurados que já aderiram ao acordo.

A adesão ao acordo continua aberta e pode ser feita de forma simples pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios, espalhadas por mais de 5 mil municípios. Diferente do que circulou em alguns canais, o prazo não se encerra nesta segunda-feira (21); ao contrário, ele permanece disponível — inclusive após o dia 14 de novembro de 2025, que é o prazo final para contestar os descontos indevidos.

Até o momento, 839 mil beneficiários já aceitaram o acordo, o que representa cerca de 40,4% do total de 2,05 milhões de pessoas aptas. Aqueles que aderiram primeiro começarão a receber já nesta semana.

Os valores serão corrigidos pelo IPCA e depositados automaticamente na conta onde o benefício é pago. Não é necessário fornecer dados bancários ou entrar com ação na Justiça — todo o processo ocorre de forma administrativa.


Quem pode aderir ao acordo?

Podem aderir ao ressarcimento os aposentados e pensionistas que contestaram descontos não reconhecidos e não receberam resposta da entidade envolvida dentro de 15 dias úteis.

A adesão é gratuita e feita exclusivamente pelos canais oficiais:

  • Aplicativo ou site Meu INSS
  • Agências dos Correios

Como aderir pelo aplicativo Meu INSS?

  1. Acesse com CPF e senha.
  2. Vá em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”.
  3. Leia o comentário final da solicitação e selecione “Sim” no campo “Aceito receber”.
  4. Clique em “Enviar” e pronto! Agora é só aguardar o depósito.

Etapas do processo de contestação e ressarcimento:

  1. O segurado contesta o desconto (via app Meu INSS, Central 135 ou Correios).
  2. A entidade tem até 15 dias úteis para responder.
  3. Se não houver resposta, a adesão ao acordo é liberada.
  4. Caso haja resposta, o segurado pode:
    • Aceitar a justificativa;
    • Contestar por suspeita de falsidade;
    • Ou declarar que não reconhece a assinatura.

Se houver nova contestação e a entidade não devolver o valor em até 5 dias úteis, o caso será auditado. O segurado poderá contar com apoio das Defensorias Públicas Estaduais para entrar com ação judicial, se necessário.


Atenção aos golpes:

O INSS não envia links por WhatsApp, e-mail ou SMS. Utilize apenas os canais oficiais:

  • Aplicativo Meu INSS
  • Agências dos Correios
  • Central 135
  • Site oficial: gov.br/inss

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.