Seu bolso

Inflação desacelera em março na Região Metropolitana de Belém e fica em 0,54%

Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Em março deste ano, a inflação na Região Metropolitana de Belém registrou uma variação de 0,54%, apresentando uma queda em relação ao mês anterior, que foi de 0,69%. Esses dados foram divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com André Almeida, gerente da pesquisa de preços do IBGE, essa desaceleração na inflação é atribuída, em parte, à ausência dos aumentos habituais nos preços da Educação, que geralmente ocorrem no início do ano letivo e que não se repetiram em março.

Um dos destaques desse período foi o grupo Alimentação e Bebidas, que apresentou uma alta de 1,32% nos preços. Segundo Almeida, questões climáticas contribuíram para o aumento dos preços dos alimentos nos últimos meses, embora em março essa alta tenha sido menos intensa.

Entre os alimentos que mais subiram de preço em março na Região Metropolitana de Belém estão o Açaí (14,83%), Cebola (8,35%), Banana (7,36%), Brócolis (7,14%), Bebidas (7,10%) e Melão (5,63%).

Além do grupo Alimentação e Bebidas, outros grupos também apresentaram alta na RM de Belém: Saúde e Cuidados Pessoais (0,80%), Transportes (0,63%) e Vestuário (0,10%). Por outro lado, os grupos Habitação (-0,14%) e Artigos de Residência (-0,50%) registraram queda no mesmo período.

A pesquisa indicou que a Região Metropolitana de Belém foi a área com a maior alta de preços em março (0,54%) em comparação com outras regiões pesquisadas. Recife (0,33%), Fortaleza (0,28%) e Rio de Janeiro (0,17%) ocuparam respectivamente a segunda, terceira e quarta posição. Porto Alegre foi a única região metropolitana que registrou queda na inflação (-0,13%).

O IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, enquanto o INPC engloba as famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju. Os dados estão disponíveis no Sidra. O próximo resultado do IPCA, referente a março, será divulgado em 10 de maio.

(Com informações do IBGE)