Os dados divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelam um preocupante aumento no número de inadimplentes no país, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De acordo com o indicador, em abril de 2024, cerca de quatro em cada dez brasileiros adultos (41,82%) estavam negativados, totalizando 68,76 milhões de pessoas. Esses números representam um crescimento de 2,84% em relação a abril de 2023.
Os dados, que abrangem informações de todas as capitais e do interior dos 26 Estados da federação, além do Distrito Federal, mostram uma variação anual significativa. Em relação ao mês anterior, houve um aumento de 0,40% no número de devedores.
A pesquisa alerta para a importância de políticas e medidas eficazes para combater a inadimplência e promover a educação financeira entre os brasileiros, visando uma melhoria na saúde econômica do país.
José César da Costa, presidente da CNDL, destaca a preocupação com o crescente número de inadimplentes no país. Ele aponta que, além das dificuldades decorrentes dos altos juros e da inflação acima da meta, o retorno de muitas pessoas ao mercado de trabalho nos últimos meses tem facilitado o acesso ao crédito, o que pode contribuir para o aumento da inadimplência. Por isso, faz um alerta aos consumidores para que sejam cautelosos com seus gastos e priorizem o pagamento das contas em atraso, destacando os grandes prejuízos que a inadimplência traz para indivíduos, empresas e para a economia como um todo.
O crescimento anual do indicador concentrou-se principalmente no aumento das inclusões de devedores com tempo de inadimplência entre 1 e 3 anos, com um aumento de 17,38%.