JC Concursos
Os contribuintes têm dúvidas sobre como funciona a restituição do Imposto de Renda 2023, que será paga em cinco lotes, com início em 31 de maio e término em 29 de setembro.
No entanto, existe uma maneira de descobrir em qual lote você receberá a restituição, mas, antes de tudo, é necessário verificar a data no qual a declaração foi entregue e se há critérios de prioridade aplicáveis ao seu caso.
Os contribuintes que entregaram a declaração até 10 de maio terão prioridade e poderão receber a restituição no primeiro lote, programado para 31 de maio. Os demais contribuintes serão incluídos nos lotes seguintes, de acordo com a ordem de entrega da declaração.
Além da data de entrega, a ordem de pagamento das restituições também é influenciada pelos critérios de prioridade estabelecidos por lei. Veja abaixo, as normas que garante antecipação no recebimento.
Esses critérios incluem idosos com mais de 80 anos, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave, contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério, e aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por meio do Pix.
Calendário de restituição
- 1º lote – 31 de maio;
- 2º lote – 30 de junho;
- 3º lote – 31 de julho;
- 4º lote – 31 de agosto;
- 5º lote – 29 de setembro.