Seu bolso

Imposto de Renda: criminosos criam aplicativos falsos para capturar dados

Cidadãos devem ficar atentos durante a entrega da declaração para evitar cair em golpes virtuais
Cidadãos devem ficar atentos durante a entrega da declaração para evitar cair em golpes virtuais

A temporada de declaração do Imposto de Renda de 2024 começou e com ela as tentativas de golpes online. Campanhas maliciosas foram identificadas, visando induzir os usuários a baixar e instalar aplicativos falsos através das lojas de aplicativos para dispositivos móveis, como a Google Play Store para dispositivos Android ou a App Store para dispositivos iOS.

Este alerta foi emitido pelo Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov). Para os segurados do INSS que ainda não prestaram contas ao Leão, o informe de rendimentos está disponível no site ou aplicativo Meu INSS (confira abaixo).

Durante o período de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), indivíduos mal-intencionados têm se aproveitado da situação para criar aplicativos falsos. Essas plataformas fraudulentas têm como objetivo induzir os cidadãos a baixarem falsos aplicativos, resultando em perdas financeiras e, ainda, no comprometimento de dados pessoais.

Para evitar cair em fraude, a recomendação é que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal e utilize apenas essa página para fazer sua declaração. O aplicativo está disponível no link para Android, e para IOS.

Veja como baixar o informe de rendimentos no Meu INSS

– Acesse o site: https://meu.inss.gov.br/
– Clique em “Entrar com Gov.br”
– Insira o CPF para fazer o login ou cadastrar senha
– Desça a tela e encontre a aba “Outros Serviços”
– Nela, clique em “Ver Mais”
– Clique no ícone com a frase “Extrato do Imposto de Renda”
– Selecione o ano-calendário 2023
– Escolha o extrato que deseja
– Salve o documento em PDF

Tome nota

  • O período para declaração do Imposto de Renda de 2024, ano-base 2023, iniciou no dia 15 de março e terminará em 31 de maio. A Receita Federal estima o recebimento de 43 milhões de declarações.
  • Com a mudança na tabela, estão isentos do IR aqueles que recebem até dois salários mínimos.
  • O beneficiário que declara imposto de renda deve obter o informe de rendimentos acessando o site Meu INSS. Em seguida, insira o CPF para fazer o login ou cadastrar senha. Desça a tela, encontre a aba “Outros Serviços” e clique em “Ver Mais”. Na sequência, selecione a opção “Extrato do Imposto de Renda”.

Fonte: INSS