Os consumidores paraenses têm até esta terça-feira, 9 de setembro, para negociar cerca de 207 mil dívidas com desconto até 99% de desconto. A ação inédita promovida pela Serasa reúne bancos, varejistas, financeiras, securitizadoras, concessionárias de contas básicas, como água, luz e gás, entre outros. O Pará tem 2,8 milhões de inadimplentes, o que corresponde a 45,95% da população do estado. Em Belém, o local para negociar presencialmente é a sede dos Correios, na avenida Presidente Vargas, mas o consumidor também pode fechar um acordo de forma virtual.
O valor médio da dívida dos paraenses passa de R$ 4.700 e a maior parte dos endividados está concentrada na faixa etária entre 26 e 40 anos (35,8%). Em seguida, os que têm entre 41 e 60 anos (33,9%); mais de 60 anos são 15,7% e até 25 anos, 14,6%. Desse total, a maioria deve para bancos e cartões de crédito. “Existe muita dificuldade de pagamento porque os juros são muito altos, chegando a 300, 400% de taxa de juros por ano e isso vira uma bola de neve. Tem pessoas com mais de um cartão e isso gera mais endividamento”, explica a especialista da Serasa, Rafaela Alves.
Não há um prazo de meses de atraso para negociar, pois cada parceiro da ação tem uma porcentagem de desconto. A nível nacional, mais de 1,6 mil empresas estão envolvidas e mais de 10 milhões de dívidas podem ser quitadas pelo desconto máximo oferecido na plataforma da Serasa. Dona Vera Lúcia Souza procurou a sede dos Correios em Belém, onde ocorre o dia D, para negociar a conta de água. “Vi pela televisão e procurei o atendimento para me regularizar e limpar o nome”, relata. Quem não puder comparecer à unidade, pode acessar o site www.serasa.com.br/limpa-nome-online, fazer o cadastro e verificar as dívidas em atraso e as formas de negociar.
Planejamento – A especialista da Serasa orienta o consumidor que, para evitar cair na armadilha do endividamento, o primeiro passo é entender as finanças. “Parece o ponto mais básico, mas é algo que o consumidor não faz: analisar os gastos fixos, variáveis e o que é mais caro”, analisa Rafaela. Por meio dessa verificação é possível verificar os gastos que podem ser evitados, como os serviços de assinatura, por exemplo. E não precisa de tanta tecnologia: o básico funciona.
“Sempre falo que o que funciona para você é o que ajuda. Eu, por exemplo, sou a pessoa da anotação. Se isso funciona, adote a prática. Agora tem pessoas mais tecnológicas, que preferem os aplicativos e isso também é válido”, reforça a especialista. Por fim, manter as contas em dia e ficar livre das restrições de crédito também significa ter a liberdade de realizar sonhos, seja um carro, casa e até um eletrodoméstico. “É muito importante conversar sobre finanças em casa, com os filhos, porque é muito difícil as pessoas falarem sobre finanças no ambiente doméstico”, finaliza Rafaela Alves.
Serviço – Os consumidores que desejam negociar dívidas e limpar o nome, podem procurar a sede dos Correios, em Belém, na avenida Presidente Vargas, até às 17h, com um documento com foto. Além do atendimento presencial, os consumidores também podem acessar as ofertas pelo site ou aplicativo da Serasa. Basta consultar o CPF para verificar as dívidas disponíveis e as condições especiais de pagamento. O site é https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/.
Pelo celular, o contato oficial disponibilizado é o WhatsApp: (11) 99575-2096. Fique atento para golpes, pois este número é o único disponibilizado pela instituição para negociar. Também é possível baixar o aplicativo da Serasa de forma gratuita no Google Play e App Store. Basta digitar o CPF e todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela, como a existência de possíveis dívidas e a pontuação do Serasa Score.