SIGA AS DICAS!

Ficou de fora do 4º lote de restituição do IR 2024? Saiba se caiu na malha fina

A consulta ao quarto lote da restituição do Imposto de Renda 2024 foi aberta nesta sexta-feira , dia 23, pela Receita Federal.

Ficou de fora do 4º lote de restituição do IR 2024? Saiba se caiu na malha fina Ficou de fora do 4º lote de restituição do IR 2024? Saiba se caiu na malha fina Ficou de fora do 4º lote de restituição do IR 2024? Saiba se caiu na malha fina Ficou de fora do 4º lote de restituição do IR 2024? Saiba se caiu na malha fina
A ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda tem potencial de impactar diretamente mais de 330 mil contribuintes no Pará.
Foto: Divulgação

A consulta ao quarto lote da restituição do Imposto de Renda 2024 foi aberta nesta sexta-feira , dia 23, pela Receita Federal.

Nesta leva, estarão incluídas 5.347.4416.091.572 restituições destinadas aos contribuintes, entre prioritários e não prioritários, que receberão R$ 6.873.633.906,45. O crédito em conta será realizado durante todo o dia 30 deste mês.

Se você declarou o IR 2024 no prazo, que foi encerrado em 31 de maio, tem direito à restituição e não entrou neste quarto lote, é possível que sua declaração tenha caído na malha fina, esteja em análise ou tenha alguma pendência. Veja a seguir se você caiu na malha fina e o que fazer:

Como saber se caí na malha fina?

  • O primeiro passo é entrar no site de atendimento virtual da Receita chamado de e-CAC
  • Para ter acesso ao site, o contribuinte deve informar ou o certificado digital (caso tenha um), ou o login no Portal Gov.br ou digitar número do CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha
  • Ao entrar no e-CAC, o contribuinte deve clicar no link “Meu Imposto de Renda”, no lado esquerdo da tela.
  • Em seguida, aparece uma linha do tempo com as últimas declarações entregues. Basta verificar a declaração de 2023 para conferir se o documento caiu na malha fina e o motivo da pendência.

Como caí na malha fina do Imposto de Renda?

  • Isso ocorre quando a receita cruza dados de diversas fontes (empresas, trabalhadores, médicos, outros prestadores de serviço) e encontra inconsistências.
  • Se você tinha restituição a receber e até agora não caiu nada na conta, é um indício de que você provavelmente está no grupo pego na malha.
  • Engano na hora de preencher a declaração ou esquecimento de um dado; omissão de alguma renda tributável que você achou que não era importante, podem levar o contribuinte a cair na malha.
  • Outro problema comum é a declaração de valores de despesas de saúde, que costumam ser dedutíveis. Qualquer que seja o erro, pode ser corrigido.

Como sair da malha fina?

  • O contribuinte tem três opções para resolver o problema. Uma delas é fazer a correção por uma declaração retificadora, sem multa ou penalidade.
  • A declaração será processada e voltará para a fila de restituições, sendo paga no lote residual seguinte.
  • Caso o contribuinte seja intimado ou notificado pela Receita Federal, não será mais possível retificar a declaração.
  • Nesse caso, pode apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência.
  • O Processo Digital para a Malha Fiscal deve ser aberto no site do e-CAC. Basta o contribuinte entrar no espaço “Onde encontro” e consultar o campo “Malha Fiscal ? Atendimento”.
  • Caso não queira enviar os documentos com antecedência, o contribuinte pode aguardar comunicado da Receita com o detalhamento do que precisa ser apresentado e um prazo de entrega.