Seu bolso

Ferramenta identifica dívidas e se você é um “bom pagador”

Trayce Melo

O score do Serasa é uma pontuação que auxilia no processo de solicitação de crédito em bancos e instituições financeiras. Essa ferramenta permite que os bancos avaliem se você é um bom pagador: dependendo da frequência e da precisão dos seus pagamentos, sua pontuação fica entre zero e 1.000 pontos, o que determina se você é um credor de baixo, médio ou alto risco de inadimplência. E quanto menor o risco, maior a chance de conseguir um empréstimo com taxa de juros menor.

Amanda Castro, gerente da Serasa, explica que o score é como se fosse um termômetro da vida financeira do credor. “O Serasa Score é um indicador que aponta quais as probabilidades de o consumidor pagar suas contas em dia. A ferramenta passa com fidelidade o histórico do comportamento financeiro de quem busca crédito no mercado”, pontua.

A especialista explica que a consulta pode ser feita pelo site da Serasa ou pelo aplicativo oficial, disponível para download no Google Play e na App Store. “A consulta é online e gratuita. O credor só precisa fazer um cadastro na plataforma. Se ainda não tiver cadastro na Serasa, é preciso criar uma conta para acessar o site ou o app. O processo é feito na hora, em poucos minutos”, explica.

“Caso o credor não se sinta seguro consultando o seu score por esses dois meios digitais. Agora é possível conferir o relatório do seu CPF e seu Serasa Score em todas as agências dos Correios do país, pagando uma taxa”, disse.

“É uma ferramenta muito útil para identificar quais hábitos precisam ser mudados e melhorar a reputação no mercado de crédito. O Score tende a variar conforme a evolução do comportamento financeiro. Por isso, manter o pagamento das contas em dia é fundamental para quem deseja ter um bom Serasa Score”, acrescenta. Castro ainda ressalta que os dados dos consumidores ficam protegidos no sistema de crédito da Serasa. “A instituição pratica os melhores processos de segurança da informação. No caso, somente o credor tem acesso ao seu perfil e histórico”, afirma.

EMPRESAS

A gerente do Serasa esclarece que as empresas que podem consultar o Score da Serasa são: instituições financeiras (como bancos, financeiras e cooperativas de crédito); empresas de telefonia e TV por assinatura; empresas de varejo (como lojas de departamento e supermercados); empresas que prestam serviços de crédito e cobrança (como as de recuperação de crédito e cobrança). “Nesse caso, essas empresas não entram no site com seu login e nem têm acesso aos seus dados pessoais. Elas apenas têm acesso a pontuação”, diz.

Segundo Amanda Castro, algumas formas de aumentar o score são: Pagar todas as contas em dia, evitar ter dívidas em seu nome, não comprometer mais de 30% da sua renda com dívidas, procurar limpar seu nome caso ele esteja sujo, Manter seus dados cadastrais atualizados na Serasa e Fazer seu Cadastro Positivo.

Ela também salienta sobre a importância de consultar o score com certa frequência. “Consultar seu score de crédito com frequência pode ajudar a identificar eventuais problemas e corrigi-los antes que afetem sua pontuação”, conclui.

Ferramenta de avaliação ajuda a identificar hábitos de compras dos brasileiros
FOTO: irene almeida