Ana Laura Costa
O comércio da capital está com a expectativa de vendas nas alturas para o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (14). A data comemorativa movimenta bastante a economia que chega a ser a segunda melhor do ano em termos de faturamento. E não é para menos. Faltando pouco mais de uma semana para o Dia das Mães, a procura por presentes vem aumentando e deixando os comerciários otimistas.
De acordo com levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a expectativa é que cerca de 128,7 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano. Segundo a pesquisa, 78% dos consumidores devem presentear as mães, seguido da esposa, ocupando o segundo lugar com 18% e a sogra com 16%. Dessa forma, a data deve movimentar aproximadamente 33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
Considerando que 59% das pessoas acreditam que as mães merecem ser presenteadas por todo o carinho e esforço, muitas lojas na capital já estão montadas com decoração para a data, despertando os olhares dos consumidores. Isso porque as lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente, sobretudo nos shopping centers.
Em Belém, no shopping center localizado na avenida Padre Eutíquio, as vendas já começam a aquecer. Mas, além da decoração, os lojistas estão investindo em promoções, descontos e novas coleções para atrair a clientela e bombar nas vendas. Isso porque, ainda segundo o levantamento, roupas, calçados e acessórios devem liderar as vendas neste ano, com 46% da intenção de compras.
Com diversidade em acessórios em bijuterias finas, folheados, semijoias e bolsas para todos os gostos, uma loja apostou em novas coleções. A vendedora Cleidiane Reis, 26, conta que a expectativa é que as vendas neste ano superem o faturamento de 2022, no mesmo período.
“Esse é o período que a gente mais vende, então investimos em novas coleções de bolsas e acessórios, e os clientes já estão chegando. Tem muitos clientes que pedem sugestões e, com um estoque diverso, é possível atender a todos os estilos. A partir dessa sexta o movimento começa a ser mais intenso também”, contou.
O setor de perfumaria e cosméticos também costuma ser bastante procurado nesta época, e as empresas do ramo estão investindo em promoções e descontos para gerar interesse, já que 42% dos consumidores devem comprar perfumes e 23% cosméticos em geral, conforme pesquisa da CDNL. Em uma loja destes produtos não é diferente. Segundo a consultora Valdely Prata, 40, as investidas vêm dando certo.
“A maioria dos clientes já vem com o nome da fragrância certo e perguntam se o perfume está em promoção, de acordo com o que for, eles levam até o kit. Produtos de skincare e maquiagem também estão saindo muito! Os descontos e promoções têm ajudado nesse processo, a expectativa é que quanto mais próximo da data, melhor!”, ressaltou.
E quem deve investir em artigos de perfumaria é a mãe de Rayara Dias, 27. A estudante de medicina ainda não comprou o presente de Dia das Mães, segundo ela porque prefere dar dinheiro e deixar que a mãe escolha o que fazer. “Por mim, daria flores, mas ela não gosta, então prefiro dar um valor em dinheiro pra ela gastar com o que achar melhor. Geralmente ela usa com perfumes, maquiagem e até roupas”, revelou.
Mas se a mãe de Rayara não curte ganhar flores, a dona de casa Eliana Monteiro, de 46 anos, já prefere. “Qual a mulher que não gosta de ganhar flores, né? Eu e minha mãe adoramos! Eu já até ganhei uma planta dos meus filhos e pretendo presentear minha mãe com uma também, ela vai amar! Caso eu ganhe outra coisa mais próximo do dia, sugiro aos meus filhos roupas ou perfume, também vou gostar”, brincou.