Seu bolso

Evite dívidas: planeje as compras na Black Friday

Veja a seguir as 10 principais dicas para fazer compras seguras nesta Black Friday. Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará.
Veja a seguir as 10 principais dicas para fazer compras seguras nesta Black Friday. Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará.

Trayce Melo

A Black Friday 2023 é uma das datas mais esperadas do ano pelo comércio varejista, principalmente pelo e-commerce e lojas virtuais. A ação tem como objetivo reforçar as vendas de final de ano e surgiu nos Estados Unidos, sendo realizada após o feriado do Dia de Ação de Graças. Sempre na última sexta do mês de novembro, os varejistas preparam uma série de super descontos e diminuem, consideravelmente, os preços das mercadorias. A data norte-americana passou a fazer sucesso no Brasil em 2010.

Este ano, a Black Friday será no dia 24 de novembro. Pensando nisso, a equipe do DIÁRIO DO PARÁ antecipou o assunto com um economista, professor, pesquisador da Faculdade de Ciências e Econômicas da UFPA e Conselheiro do Conselho Regional de Economia do Pará e Amapá (Corecon-PA/AP), André Cutrim Carvalho, para dar algumas dicas de como organizar seu orçamento antes de ir às compras.

Segundo o especialista, o planejamento financeiro para a Black Friday deve começar antes mesmo da data. “Apesar das grandes promoções, com descontos atraentes, construir um planejamento financeiro evita que você gaste mais do que pode e entre em endividamento. Fazer um balanço do seu orçamento e ter consciência do dinheiro que tem no momento é fundamental para não se endividar além da conta. Essa prática é fundamental para que você tenha uma gestão financeira saudável e não inicie 2024 endividado”, pontua.

André Cutrim Carvalho indica que o consumidor faça uma lista tendo pré-estabelecido o que irá comprar. “O consumidor pode colocar em uma lista seus desejos e estabelecer suas prioridades, dando preferência ao que precisa com mais urgência. Com isso, você evita cair na armadilha de gastar seu dinheiro com produtos desnecessários”, indica.

À VISTA

O economista sugere que os consumidores paguem à vista suas compras. “Sempre que puder pagar no débito, pague. Isso significa que aquela compra não vai fazer mais parte de suas despesas para os próximos meses e que aquele recurso que seria destinado ao pagamento de parcelas ou faturas pode ser destinado ao investimento ou imprevistos. Caso utilize o cartão de crédito, parcelar de poucas vezes, evitando dívidas longas e juros muito altos”, disse.

GOLPES

O especialista alerta aos consumidores a ficarem atentos a possíveis golpes que podem aparecer em datas comerciais como essa. Para achar bons preços durante a campanha é necessário fazer as suas pesquisas com um pouco de antecedência para saber se os descontos praticados na semana ou até mesmo na própria Black Friday são reais ou se estão maquiados de alguma maneira.

Os consumidores também devem ficar atentos na hora das compras online. “É de extrema importância levar em consideração a idoneidade da loja em que está realizando a compra, saber sua credibilidade em órgãos de maneira a aumentar a garantia de que receberá seu produto depois de comprá-lo”, sugere.

DICAS

1- Estabelecer uma lista de desejos.

2- Estabelecer um teto de gastos.

3- Pesquisar os preços com antecedência para verificar se haverá realmente desconto.

4- Verifique se os sites são confiáveis que oferecem as ofertas.

5- Avalie se é mais vantajoso comprar à vista ou parcelado.

6- Fique atento com as parcelas e o limite do cartão.