Após uma sequência de datas expressivas (Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais), em setembro, há uma entressafra até a chegada do Dia das Crianças, Black Friday e Natal. O Dia do Cliente, celebrado em 15/09, é uma boa oportunidade para o varejo fugir do marasmo neste período e os consumidores aproveitarem as promoções. Além disso, a data pode servir como um termômetro importante nas vendas de fim de ano.
Marcelo Reis, especialista em vendas e gestão empresarial e CEO da Consultoria MR16, vê o último quadrimestre de 2025 como desafiador. “O contexto político e econômico impacta no apetite de gasto dos fregueses e eles tendem a ser cautelosos”, analisa.
Dicas para compradores e varejistas
O especialista preparou dicas destinadas aos compradores:
- Pesquise com antecedência e verifique se as ofertas cabem no seu orçamento;
- Aproveite promoções de produtos que já estavam na lista de compras, mas que costumam ter descontos nessa época;
- Tenha cuidado com preços muito fora do normal. Pode ser golpe;
- Confira as políticas de devolução, principalmente, em compras on-line;
- Mantenha um gasto compatível, lembre-se que o fim de ano se aproxima e as despesas tendem a aumentar.
Reis também direcionou os varejistas:
- Ofereça mercadorias e promoções que realmente façam sentido ao público-alvo;
- Não planeje ações de última hora: realizar divulgação perto da data costuma ser pouco efetivo;
- Adapte lojas físicas e e-commerce com chamadas e gatilhos específicos para o Dia do Cliente, de forma a prender a atenção;
- Invista no treinamento da equipe de vendas. Em um cenário mais competitivo, assertividade e bom atendimento são decisivos.