ECONOMIA

Energia Solar: Economia de até 80% na conta de luz é a aposta no Pará

Mudanças na lei e nas tecnologias facilitaram a instalação de painéis, que podem diminuir a conta de energia de casa em mais de 80%

Em tempos de crise climática e tarifas elétricas cada vez mais instáveis, a energia solar desponta como uma das alternativas mais promissoras.
Eliseu Moraes diz que um bom projeto pode ajudar a economizar mais na conta de energia Foto: Ricardo Amanajás - Diário do Pará

Em tempos de crise climática e tarifas elétricas cada vez mais instáveis, a energia solar desponta como uma das alternativas mais promissoras não apenas para preservar o meio ambiente, mas também para reequilibrar as contas no fim do mês. Os sistemas para geração de energia por meio do sol, que até poucos anos atrás pareciam restritos a condomínios de luxo ou fazendas tecnológicas, hoje estão mais presentes em imóveis populares e pequenos comércios.

Os painéis fotovoltaicos são responsáveis por captar a luz do sol e converter em economia financeira e ambiental. Ao gerar energia limpa, o usuário deixa de depender de fontes poluentes ou mais caras, como termelétricas e hidrelétricas em tempos de seca. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o País já ultrapassou a marca de 3 milhões de sistemas instalados, e mais de 90% deles estão em residências e pequenos negócios.

Empreendedores do ramo estão otimistas quanto ao futuro da energia solar no Brasil e na Amazônia. Há quatro anos a Ampèr Energia Solar atua em Belém, com sede no bairro do Marco. O diretor da empresa, Elizeu Moraes, explica que a demanda por sistemas fotovoltaicos aumentou nos últimos dois anos, algo em torno de 15% a 20%, principalmente devido à Lei 14.300/2022, que instituiu o marco legal da micro e minigeração de energia e estabeleceu novas regras para a geração própria de energia no Brasil, incluindo a energia solar.

“A lei foi sancionada em 2023 e trouxe mais estabilidade (para o setor). O consumidor queria um sistema de energia solar, mas ele não tinha as garantias que a lei trouxe a partir de então”, frisa Elizeu Moraes. Ainda conforme o diretor da Ampèr Energia Solar, as tarifas de energia no Brasil são elevadas, o que é um estímulo para que muitas pessoas procurem pelos sistemas fotovoltaicos.

Benefícios da Energia Solar

O setor residencial representa 90% do público que procura a energia solar na empresa, mas outros segmentos também estão buscando cada vez mais instalar a tecnologia visando trazer economia financeira. “O setor comercial, por exemplo, tem uma economia muito grande na conta de energia. É geralmente um cliente que utiliza mais a energia durante o dia quando o sistema fotovoltaico está gerando.”

Como salienta Moraes, o principal benefício da energia solar é a redução na conta de energia que pode chegar a 80%, com um equipamento bem instalado e de qualidade. “Você tem também os benefícios de valorização do seu imóvel, pois um imóvel com energia solar, caso você pretenda vendê-lo, ele é mais valorizado”, destaca.

Um fator que também contribui para o crescimento do setor é a insatisfação com o bandeiramento, sistema que sinaliza o custo da geração de energia elétrica na conta de luz dos consumidores. As cores verde, amarela e vermelha indicam se a energia custará mais ou menos, dependendo das condições de geração do bandeiramento. “Um cliente que paga 800 reais na conta de energia, com o sistema em casa vai pagar cerca de 160 reais. Então, esses reajustes de bandeiramento não vão impactar no orçamento mensal dessa família.”Para quem deseja possuir o sistema em casa, a recomendação é procurar empresas reconhecidas no mercado pela qualidade dos serviços. “É muito importante a empresa ter uma boa equipe de engenharia para fazer um projeto. Depois, fazer uma vistoria na residência do cliente para definir qual é a melhor solução para a casa. Então, realizando a vistoria, nós compomos um kit para atender a demanda específica daquele cliente.”

O Potencial da Energia Solar no Brasil

Elizeu Moraes ressalta que a energia solar está mudando a cara da matriz energética no Brasil e que o País tem potencial para ser um dos maiores produtores de energia solar do mundo. “Temos um país tropical e uma incidência de sol muito grande, além da energia cara. Tudo isso impulsiona o nosso mercado”, finaliza.