Antecipar o PIS é possível? Essa é uma dúvida que muitos trabalhadores têm. Afinal, existe um calendário oficial de pagamento, cujas datas de recebimento terminam em dezembro de 2023.
Em 2023, mais de 3,5 milhões de pessoas receberão o PIS pela Caixa Econômica Federal, que teve o pagamento do abono iniciado em fevereiro.
O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício destinado aos trabalhadores de empresas privadas.
Criado com o objetivo de promover a integração do empregado no desenvolvimento da empresa, o PIS é financiado pelas contribuições das empresas e tem como base o salário do trabalhador.
Os recursos do PIS são utilizados para pagamento do abono salarial, que é um valor anual pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores que atendem a certos critérios.
Antes de saber se é possível antecipar o PIS, seja do ano de 2023 ou do ano de 2024, vamos relembrar quem tem direito ao abono salarial.
Estão aptos a receber o PIS 2023 (ano-base 2021) os trabalhadores:
● estejam cadastrados no PIS há no mínimo 5 anos;
● receberam no ano-base (2021) até 2 salários mínimos de remuneração de pessoas jurídicas (empresas privadas);
● trabalharam pelo menos 30 dias em 2021 (consecutivos ou não);
● tiveram seus dados informados corretamente pelo empregador (pessoa jurídica) na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou no e-Social, no ano de 2021.
Tem como antecipar o PIS 2023?
Não é possível antecipar o PIS 2023. As datas de pagamento do abono salarial seguem um rigoroso calendário divulgado pelos órgãos do governo e pela Caixa Econômica Federal.
Os pagamentos seguem o mês de nascimento do trabalhador. Por exemplo: nascidos no mês de dezembro recebem de 17 julho de 2023 a 28 de dezembro de 2023.
Confira o calendário de pagamentos do PIS 2023, que já está na fase final:
Como fazer o saque do PIS
Como vimos, não é possível antecipar o PIS 2023, visto que os pagamentos seguem uma ordem previamente definida.
O pagamento do abono está na etapa final: os trabalhadores nascidos no mês de dezembro receberão o dinheiro até 28 de dezembro de 2023.
Na prática, o pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal pelas seguintes maneiras:
● diretamente na conta corrente ou poupança do trabalhador;
● pela poupança social digital;
● pelo Cartão Social e senha nos caixas eletrônicos, Casas Lotéricas e Correspondentes Caixa;
● em agências da Caixa, apresentando um documento de identificação.
Caso tenha alguma dúvida sobre o recebimento ou para consultar se tem direito ao PIS, basta entrar em contato no número de telefone 158, no site do governo federal ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Android ou iOS).
Fonte: Serasa