Even Oliveira
Há menos de um mês para o Dia dos Pais, que será celebrado em 11 de agosto, o comércio de Belém começa a se preparar para um dos períodos mais aguardados do ano. A expectativa é de que as vendas sejam impulsionadas, trazendo aumento significativo na comercialização da região.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas (Sindilojas) de Belém, Eduardo Yamamoto, prevê um crescimento nas vendas de 9,1% em relação ao ano passado, com expectativas de que seis a cada dez consumidores busquem celebrar a data, presenteando seus pais ou figuras paternas em seu círculo social.
Conforme Yamamoto, o aquecimento do comércio é esperado a partir do início de agosto, principalmente entre os dias 5 e 13, quando as lojas deverão registrar um fluxo intenso de consumidores.
Ele destaca que os preparativos para essa data começam bem antes, baseado no comportamento de consumo observado em anos anteriores e no aumento da confiança do consumidor. “Analisando o histórico de vendas para comprar mercadorias assertivas e na quantidade certa. Além disso, é comum identificarmos reforços nas equipes de vendas, em conjunto com treinamentos pertinentes para esse evento. E, por fim, trabalhar a visualização de sua marca e produtos, por meio do digital”, afirma o presidente do Sindilojas.
PREPARATIVOS
Para atrair os clientes e aumentar as vendas no segundo domingo de agosto, os comerciantes começam a investir em mais mercadorias e pensar em ofertas especiais. Um dos lugares mais procurados por aqueles que buscam uma grande variedade de produtos e preços competitivos é o Centro Comercial de Belém.
Na rua Treze de Maio, a vendedora de sapatos Amanda Santos, de 24 anos, conta que a decoração da loja deve ser modificada no final de julho, com vitrines temáticas e uma maior exposição de produtos masculinos.
“Vamos anunciar a nova coleção no dia 29 de julho, assim que terminar o período de férias. A expectativa é que, mesmo que o Dia dos Pais não seja tão movimentado quanto o Dia das Mães ou o Natal, que são as melhores datas para vendas, ainda veremos um aumento significativo de movimentação”, diz Amanda.
Cristielle Monteiro, 40, que trabalha em uma loja de roupas masculinas na mesma rua, está otimista. Tendo peças de marcas originais na loja, como camisas e bermudas dry-fit como as mais vendidas, ela destaca a importância de se preparar antecipadamente para datas comemorativas, assim como elaborar promoções para atrair clientes.
“Já estamos trazendo novidades e renovando o estoque. No caso do Dia dos Pais, começamos a sentir o aumento das vendas já no início de julho, com a expectativa de um pico na véspera da data. Para atender a demanda, aumentamos o número de funcionários temporários”, relata.
EXPECTATIVA
Os consumidores também estão animados com a proximidade do Dia dos Pais. Para alguns, a busca pelo presente ideal também já começou. Laís Carvalho, 17 anos, e Levi Guedes, 13, ainda não decidiram o que vão comprar, mas sabem que o pai, Lenildo Guedes, adora livros e, em último caso, a compra de roupa será uma opção.
“Ele é minha proteção e eu quero dar algo que o faça muito feliz. Estamos andando pelo comércio e já vendo algumas possibilidades”, diz Laís. Os irmãos pretendem visitar o centro comercial e os shoppings para encontrar o presente perfeito.