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Dia dos Pais: 110,9 milhões de pessoas devem ir às compras

Com a proximidade do Dia dos Pais, consumidores buscam produtos para as homenagens na data. Segundo pesquisa, em todo o país, 68% dos entrevistados planejam comprar presentes
Com a proximidade do Dia dos Pais, consumidores buscam produtos para as homenagens na data. Segundo pesquisa, em todo o país, 68% dos entrevistados planejam comprar presentes. Foto: Antonio Melo

A proximidade do Dia dos Pais, no segundo domingo deste mês, traz uma atmosfera de expectativa e movimento no comércio de Belém. Conforme uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), as vendas para a data devem movimentar cerca de R$25,56 bilhões em todo o país, com 68% dos consumidores planejando comprar presentes. Na prática, isso significa que aproximadamente 110,9 milhões de pessoas residentes nas capitais devem presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto.

Seja itens de vestuário, perfumes, calçados, assim como acessórios, as opções são variadas e refletem tanto a criatividade quanto a realidade do orçamento de cada um. Em um shopping localizado na travessa Padre Eutíquio, em Belém, algumas vitrines ganham decorações e olhares atentos.

Em busca de presentes que combinem com o estilo e a personalidade do pai, a autônoma Vanessa Cristina Oliveira, 28 anos, diz que está planejando comprar um presente especial para o pai, Dorivaldo Oliveira, 48. “Meu pai é tudo para mim. Estamos pensando em comprar um celular para ele, eu e minha irmã. Ano passado, demos roupas, mas este ano queremos dar algo mais significativo”, compartilhou.

O analista de marketing Gabriel Lopes, 26, que já estava avaliando alguns produtos, também pretende surpreender seu pai, Edson Lobo, 50. E ele está considerando tanto opções presenciais quanto on-line para efetuar a compra.

“Meu pai sempre esteve muito presente na minha vida. Ele foi meu professor de matemática no ensino fundamental e contribuiu significativamente para que me formasse em engenharia da computação; foi meu grande exemplo e gostaria de retribuir isso”, relembra.

“Ano passado, dei uma camisa do Flamengo para ele, e estou pensando em dar outra camisa de time ou uma chuteira, já que ele adora o universo do futebol; com toda certeza será uma surpresa positiva”, acrescentou Gabriel.

Há também quem aproveite a data para escolher o próprio presente, como Francisley Rodrigues, professor de química, 42. Pai de uma menina de 11 anos, ele já escolheu o que ela vai presentear: uma camisa do time que ama. “Eu perdi meu pai há quase 30 anos, e como tive a ausência dele muito cedo, tento fazer o máximo pela minha filha dando muito carinho, presença e afeto”, diz. Como pai, para ele a data tem um significado ainda maior. “Tento ser o melhor pai que posso para minha menina. Ser pai é o maior presente de Deus”.

Além dos consumidores, os lojistas também estão otimistas. Cyntya Pompeo, 27, gerente da loja de itens esportivos do Clube do Remo, comentou que o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes para o comércio. “Começamos a nos preparar desde o início de julho. Nossa expectativa é que as vendas cresçam em torno de 15% em relação ao ano passado”. Ela acrescentou que, apesar da preparação antecipada, é comum que muitos clientes deixem as compras para a última hora.

Os produtos mais procurados na loja, segundo Cyntya, incluem camisas oficiais, que custam entre R$259,99 e R$169,99, assim como a linha de treino e, em terceiro lugar, os acessórios como canecas e carteiras, que também são opções populares entre os torcedores. Os produtos coringas estão em promoção na linha mais antiga de jogo, custando R$149,99 a unidade. “Estamos confiantes de que atingiremos nossas metas de vendas, já que o fluxo de clientes aumenta consideravelmente nos dias que antecedem o Dia dos Pais”.