Even Oliveira
À medida que o Dia das Mães se aproxima, os corredores do centro comercial de Belém ganham uma atmosfera de expectativas, tanto para lojistas quanto consumidores. Esta data, que celebra o amor e o carinho materno, também se tornou um momento crucial para o comércio varejista. Em 2024, a data será comemorada no dia 12 de maio.
A vendedora de roupas Mikelle Mafra, 35, procura por um presente para a mãe que, segundo ela, gosta de coisas que a façam ficar mais arrumada. “A minha mãe, embora tenha 61 anos, é uma jovem ainda. Ela gosta muito de roupa, sapato, relógio”, diz.
Clelson Moreira, 30, gerente de armarinho, conta que o presente de sua mãe já está guardado, mas pretende investir em mais um para ela e também comprar o presente para sua esposa, que também é mãe. “Estou a procura aqui no comércio por um sapato, talvez uma roupa, um presente mais específico. Até uma semana antes da data eu defino junto com minha esposa, pois quero que ela escolha”, complementa.
Os comerciantes se preparam por semanas e até meses antes para receber uma demanda crescente de consumidores em busca do presente perfeito. De roupas, sapatos a presentes que podem ser personalizados, as vitrines exibem uma variedade de opções. Nesse clima de antecipação, lojistas aguardam ansiosamente para ver como as vendas serão impulsionadas.
De acordo com Lucas Ribeiro, 30, gerente de loja de sapatos, as vendas tendem a crescer. A preparação para atender os clientes começa na organização de uma nova mercadoria. “Retiro aquela mercadoria antiga e troco por algo que vise além de beleza, mais conforto. A procura, nessa data é por sapatos que promovem bem-estar, como sapatos ortopédicos”, afirma.
Para Lucas, as expectativas são sempre positivas, já que é uma época do ano que promove muitas vendas. “No primeiro semestre, o Dia das Mães é o período em que mais temos venda. É uma data que só perde para dezembro mesmo (período de vendas para o Natal)”, avalia.
Além de roupas e sapatos, os acessórios são grandes apostas para presentear. A vendedora Larissa Almeida, 27, comenta que há uma grande rotatividade de produtos na vitrine para tornar a data ainda mais emblemática, como conjuntos de colares e brincos personalizados com o nome mãe e até símbolos que remetem aos filhos.
Larissa está otimista que as vendas se intensifiquem até o final da campanha para o Dia das Mães. “Na primeira semana de maio, a quantidade (de vendas) aumenta bastante, porque as pessoas deixam muito para cima da hora; a gente atende e ajuda até a escolher”.