Seu bolso

Detergente Ypê contaminado: o que fazer se tiver comprado o produto?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e o uso de mais de 360 lotes do detergente da marca Ypê.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e o uso de mais de 360 lotes do detergente da marca Ypê.

Bernardo Yoneshigue

RIO (AG) – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu na terça-feira a comercialização, distribuição e uso de determinados lotes do detergente Ypê, da empresa Química Amparo, devido a “potencial risco de contaminação microbiológica”.

A agência foi notificada sobre o recolhimento voluntário do produto pela própria empresa, que identificou um “desvio” durante uma análise de monitoramento da produção. Segundo a empresa, essa falha pode gerar descaracterização do odor tradicional do produto, mas não há risco à saúde ou segurança do consumidor.

A empresa destaca ainda que apenas os lotes específicos apontados no decreto tiveram a comercialização proibida, não havendo restrições para os demais disponíveis para a compra. Segundo a Química Amparo, supermercados e varejistas já estão recolhendo esses lotes.

Os lotes são aqueles cuja data de fabricação foi nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022 com final terminando em “1” ou “3”. Eles estão suspensos e não devem ser utilizados.

Estão nesses lotes os produtos Ypê Clear Care, Neutro, Coco, Maçã, Limão e Capim-limão. A lista completa dos lotes envolvidos pode ser consultada no site www.ype.ind.br.

Caso o consumidor tenha em casa alguma unidade dos lotes indicados, deve entrar em contato com a empresa para a substituição gratuita, pelo email [email protected] ou pelo telefone 0800 1300 544.

A troca deve ser feita diretamente com a Ypê e não no mercado onde o produto foi comprado. A forma de envio vai depender de qual a região onde o consumidor mora.

A Química Amparo ressaltou que não vai devolver o dinheiro de quem já comprou o produto dos lotes envolvidos, apenas fazer a troca.

A empresa ressalta que os lotes afetados podem ter uma de descaracterização em seu odor tradicional, mas não representam qualquer risco à saúde ou segurança do consumidor.

A performance do produto também não foi afetada, disse a Química Amparo. O detergente “funciona” normalmente, podendo apenas ter uma alteração perceptível ao olfato em alguns casos.