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Descontos indevidos do INSS? Veja onde reclamar no Pará

A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas já podem consultar e contestar os descontos indevidos em seus benefícios nas agências dos Correios.

Beneficiários do INSS têm até 21 de julho para aderir a acordo de ressarcimento
Beneficiários do INSS têm até 21 de julho para aderir a acordo de ressarcimento. Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios nas agências dos Correios. Se você mora no Pará, clique aqui e confira a lista de agências dos Correios que estão recebendo reclamações sobre descontos indevidos nos benefícios do INSS.

A medida amplia significativamente o atendimento presencial, principalmente em municípios que não contam com unidades do INSS, e reforça o papel dos Correios no combate a fraudes que afetaram milhares de idosos. Com mais de 5 mil agências próprias espalhadas por todos os estados, os Correios oferecem uma estrutura pública essencial para garantir o acesso à proteção social de forma gratuita, segura e acolhedora.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou que a iniciativa reafirma o compromisso social da estatal. “Com nossa capilaridade e infraestrutura, estamos prontos para levar segurança, dignidade e acesso aos direitos para quem mais precisa”, afirmou.

Já o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, enfatizou que a ação visa garantir o direito dos beneficiários. “Estamos eliminando barreiras e facilitando o caminho para resolver os problemas dos descontos indevidos que prejudicaram aposentados e pensionistas em todo o país.”

Para o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a parceria representa um esforço conjunto do governo para amparar os atingidos pelas fraudes. “Queremos ampliar o atendimento, oferecer suporte presencial e alcançar os mais vulneráveis, inclusive os que não têm acesso à internet.”

Segurança e privacidade garantidas

O atendimento nas agências será realizado por profissionais treinados, seguindo protocolos rigorosos de segurança. Todas as informações dos beneficiários serão tratadas conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo privacidade e rastreabilidade.

Atendimento itinerante

Em localidades que ainda não contam com agências habilitadas, o governo planeja ações itinerantes e mutirões para garantir que todos os beneficiários possam acessar o serviço.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.