Um total de 90.406 aposentados e pensionistas do Pará já teve a restituição integral, com correção pela inflação, de valores descontados indevidamente de seus benefícios do INSS. A devolução faz parte de um acordo firmado entre o Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), garantindo o ressarcimento a segurados que tiveram cobranças sem autorização.
De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, o montante pago aos beneficiários paraenses já ultrapassa R$ 70,08 milhões. No estado, 97.943 aposentados e pensionistas aderiram ao acordo, sendo que 92,3% já receberam os valores devidos.
Em nível nacional, a devolução já soma R$ 1,53 bilhão, beneficiando 2,46 milhões de pessoas, o que representa 74% dos 3,33 milhões de brasileiros que têm direito ao ressarcimento. O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou a rapidez na execução do processo: “Os dados mostram a eficiência dessa iniciativa do Governo em devolver cada centavo de forma rápida e segura, garantindo a dignidade e os direitos dos nossos aposentados e pensionistas.”
O presidente do INSS, Gilberto Waller, reforçou que o processo de pagamento segue em todo o país:
“Nosso compromisso é garantir que cada beneficiário receba de volta o que é seu, com respeito, segurança e transparência.”
Os pagamentos seguem sendo liberados gradualmente, de acordo com a ordem de adesão ao acordo e os prazos definidos pelo STF.