Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos de mensalidades associativas na folha de abril começarão a receber os valores de volta a partir desta segunda-feira (26). Ao todo, serão devolvidos R$ 292 milhões. O reembolso será automático, junto com o pagamento regular dos benefícios, entre os dias 26 de maio e 6 de junho — sem necessidade de solicitação por parte dos beneficiários.
A devolução ocorre após o INSS determinar, no fim de abril, a suspensão desses descontos. No entanto, como a folha de pagamentos de abril já havia sido processada, os valores foram descontados entre 24 de abril e 8 de maio. O INSS reteve o dinheiro e não repassou às entidades associativas.
Calendário de reembolso
A data do reembolso depende do valor do benefício e do último dígito do número do benefício (NB), desconsiderando o dígito verificador. Veja:
Quem recebe até um salário-mínimo:
- Final 1 – 26 de maio
- Final 2 – 27 de maio
- Final 3 – 28 de maio
- Final 4 – 29 de maio
- Final 5 – 30 de maio
- Final 6 – 2 de junho
- Final 7 – 3 de junho
- Final 8 – 4 de junho
- Final 9 – 5 de junho
- Final 0 – 6 de junho
Quem recebe acima de um salário-mínimo:
- Finais 1 e 6 – 2 de junho
- Finais 2 e 7 – 3 de junho
- Finais 3 e 8 – 4 de junho
- Finais 4 e 9 – 5 de junho
- Finais 5 e 0 – 6 de junho
Mensalidades antigas
Se o segurado identificar descontos de mensalidades associativas que não reconhece, pode pedir o reembolso pelo aplicativo ou site Meu INSS ou pelo telefone 135. Não é necessário apresentar documentos, apenas informar se autorizou ou não os débitos.
O INSS cobrará a comprovação das entidades envolvidas. Caso não consigam comprovar a autorização, deverão devolver os valores ao INSS, que fará o repasse ao beneficiário pelo mesmo meio habitual de pagamento.
Atenção a golpes, segundo o INSS
O INSS não envia links por SMS, WhatsApp ou e-mail e não liga para tratar de reembolsos. Todas as comunicações são feitas exclusivamente pelo Meu INSS. Em caso de contato suspeito, denuncie à Ouvidoria pelo portal Fala BR (gov.br/falabr) ou pelo telefone 135.