Wesley Costa
Nos últimos anos, um serviço vem se destacando bastante e chamando a atenção de consumidores. Conhecido como cashback, esse é um programa que tem oferecido benefícios e recompensas com a devolução de um percentual dos valores em futuras transações. Além de ser uma ótima vantagem para quem gosta de economizar dinheiro, o cashback incentiva ainda a fidelidade do cliente.
O DIÁRIO conversou com o economista Sérgio Melo, que destacou alguns dos benefícios que podem ser adquiridos através do programa e como evitar problemas financeiros, caso a ferramenta seja utilizada de maneira incorreta. Segundo o especialista, o sistema tem se destacado em vários setores, especialmente nos segmentos de varejo, serviços financeiros e e-commerce.
“As lojas on-line têm feito um uso intenso de cashback para atrair e reter clientes. Além disso, muitos bancos e empresas de cartão de crédito também oferecem programas de cashback como uma maneira de incentivar o uso de seus serviços. Entre as vantagens do cashback estão a economia de dinheiro e a possibilidade de fazer compras futuras com o valor recebido”, disse.
Porém, vale lembrar que em tratando-se de finanças, nem tudo será sempre às mil maravilhas. Por isso, o economista alerta para não abusar das vantagens oferecidas, como forma de aumentar o poder de compra sem nenhum planejamento financeiro. “Algumas pessoas podem ser levadas a gastar mais para ganhar mais cashback, o que pode levar a um descontrole das finanças pessoais”, alertou.
Saiba mais
Além dos riscos com as economias pessoais, uma das desvantagens está no fato de que o cashback, geralmente, é creditado após um certo período, frisou Sérgio Melo. Para evitar cair em armadilhas relacionadas a esse sistema de devolução é importante considerar alguns pontos. Por isso, o economista deu algumas dicas para evitar problemas. Confira:
- Leia os termos e condições do cashback: “As regras para ganhar e resgatar cashback podem variar entre diferentes empresas. Certifique-se de que entendeu completamente os termos antes de fazer uma compra com objetivo de ter cashback”, pontuou.
- Compare preços: “Embora o cashback possa parecer uma grande economia em um primeiro momento, isso pode não ser o caso se o produto ou serviço é vendido a um preço mais alto do que outros da mesma marca ou qualidade”, sugere Sérgio.
- Evite comprar por impulso apenas para ganhar cashback: “Lembre-se que o objetivo principal do cashback é economizar dinheiro nas compras planejadas. Gastar mais dinheiro apenas para ganhar mais cashback pode levar ao descontrole das finanças e inadimplência”, orienta.
- Cuidado com fraudes: “Nunca forneça suas informações pessoais ou financeiras a sites ou pessoas que você não confia”.