COMÉRCIO

Confira oito dicas para bombar nas vendas de Natal e Ano Novo

Recorde de faturamento na Black Friday evidencia aquecimento e Sebrae dá dicas de como faturar mais nas próximas datas comemorativas.

Entre os municípios considerados de Alto IDH, somente Parauapebas entrou na relação do Selo Unicef. Ficaram de fora as duas maiores cidades paraenses: a capital, Belém e Ananindeua.
Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A Black Friday de 2024 bateu recorde de faturamento no Brasil e atingiu o melhor resultado dos últimos quatros anos. É o que aponta o levantamento da empresa de serviços e dados Neotrust Confi. Entre a quinta-feira (28) e a manhã deste domingo (1º), o faturamento no comércio eletrônico foi de cerca de R$ 8 bilhões. É um avanço de 11% em comparação ao ano anterior. No total, foram mais de 14,4 milhões de pedidos e um gasto médio de R$ 555. Já a empresa de maquininhas de cartão Cielo verificou um crescimento de 16,1% nas vendas da Black Friday em 2024 – o destaque foi para o comércio físico, com alta de 17,1% nas vendas, enquanto o e-commerce subiu 8,9%.

Somente no e-commerce, em 2023, foi registrado um crescimento de 18% nas vendas durante o período natalino. Algumas dicas são fundamentais para o dono do pequeno negócio conquistar o sucesso nessas datas comemorativas: antecipar o planejamento e as ações para conquistar clientes; tematizar ambientes de acordo com as datas; criar campanhas criativas, promover ações diferenciadas e oferecer benefícios.

Outro destaque são os tipos de presentes para cada momento: a comemoração em 25 de dezembro é marcada pela busca de presentes especiais, como livros, brinquedos, além de alimentos e bebidas, como um bom vinho. Já o Réveillon é uma oportunidade para as empresas que promovem eventos, além do setor de vestuário, pelo estímulo à busca por novos looks para comemorações diversas.

Como faturar mais

Para aproveitar o período que se aproxima, é necessário se preparar para as datas e conhecer as melhores estratégias para maximizar as vendas e garantir o sucesso do negócio. Por isso, o Sebrae preparou oito dicas de como ter sucesso nas festas de fim de ano.

Planeje o estoque

Defina os produtos e/ou serviços que serão seus carros-chefes nas festividades e antecipe os pedidos aos fornecedores.

Treine a equipe e promova um atendimento de qualidade

Invista na experiência, promova o encantamento e conquiste clientes para além das datas festivas.
Planeje-se para atuar em horários diferenciados
Neste período, pode ser que seja necessário estender um pouco mais o horário de fechamento das lojas.

Tenha atrações na loja física e estratégias gamificadas na loja on-line

Pense na decoração da loja (física e virtual). Isso poderá atrair mais clientes.

Ofereça descontos progressivos e kits com itens que se complementam

É possível promover combos de produtos internos (da própria loja) e com comércios parceiros (externos). Incentive compras maiores e atraia clientes pela percepção de economia.

Divulgue nas redes sociais e em newsletters para antecipar o interesse do cliente
Invista em ações de marketing e promova campanhas pelas redes sociais. Lembre-se que os dois ambientes precisam de uma atenção redobrada neste momento.

Personalize os produtos e a venda

Os itens e pacotes podem ser temáticos para diferentes perfis e finalidades. Embalagens especiais também são bem-vindas.

Fidelize o cliente

Envie mensagens de agradecimento e e-mails pós-compra, apresentando vantagens para o futuro.