O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não faz atendimento e não recebe documentos por e-mail ou pelas redes sociais oficiais. Para cumprimento de exigência, entrada em pedido, alteração de endereço ou de cadastro o caminho é a plataforma Meu INSS, que oferece mais de 100 serviços aos cidadãos e cidadãs. O aplicativo Meu INSS pode ser baixado gratuitamente. Ele está disponível para os sistemas Android e iOS, além da versão para o computador (site).
Acessar a plataforma é bem simples: basta ter uma conta gov.br. Desde 2019 é nessa plataforma que estão os serviços digitais do governo federal. Como, por exemplo, a carteira de trabalho digital, a Receita Federal, e muitos outros serviços. Para se cadastrar é preciso criar login e senha.
Caso já possua o cadastro no gov.br, mas tenha esquecido a senha, o INSS mostra como é o passo a passo para recuperar o acesso:
- Na página inicial do Meu INSS, clique no botão “Entrar com gov.br”;
- Digite seu CPF;
- Clique no botão “Avançar” e depois em “Esqueci minha senha”;
- Na próxima tela (Recuperação de conta), clique em “Não sou um robô” e avance.
- Em seguida, escolha uma das opções para gerar a nova senha da sua conta gov.br.
Se tiver alguma dúvida, acesse gov.br/atendimento ou ligue para a Central de Atendimento do INSS no número 135, que atende ligações de telefones fixos e celulares.