Seu bolso

Cerca de mil pessoas devem ser atendidas pelo Renegocia!

O mutirão Renegocia! será realizado até o dia 31 de agosto
FOTO: Irene Almeida
O mutirão Renegocia! será realizado até o dia 31 de agosto FOTO: Irene Almeida

Trayce Melo

Começou ontem (1º) o “mutirão Renegocia!”. No Pará, a iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério de Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Procon. A ação será realizada até o dia 31 de agosto e tem como principal objetivo auxiliar os consumidores endividados que necessitam renegociar suas dívidas, evitando o superendividamento.

A previsão é que cerca de mil pessoas sejam atendidas durante o mês de agosto, segundo a diretora do Procon-PA, Gareza Moraes. “Essa só é a primeira etapa do“mutirão Renegocia!”. O Governo Federal pretende fazer novos momentos de negociação e abrir novos mutirões. Mas isso tudo vai ser após a análise final dos relatórios que serão emitidos pelo Ministério da Justiça para a Secretaria Nacional do Consumidor. Por lá eles deverão criar outras formas e outras políticas que serão pensadas em relação ao superendividamento”, esclarece Gareza Moraes.

A diretora do Procon-PA, Gareza Moraes, explica que poderão ser negociadas quaisquer dívidas de consumo, “como energia elétrica, de água, cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, com exceção de contratos de crédito com garantia real, financiamentos imobiliários e de crédito rural, e pensões alimentícias”, esclarece.

A diretora alerta aos consumidores que irão negociar suas dívidas a estarem atentos para as condições de negociação de acordo com seu bolso. “É preciso que o consumidor entenda que nessa renegociação ele precisa ter condições de assumir essa dívida. Outra orientação que a gente faz também pro consumidor é que ele só aceite a renegociação que esteja dentro da sua necessidade, porque o que esse mutirão pretende é justamente evitar que ele se torne um superendividado e que ele não comprometa a renda mínima essencial de sua sobrevivência”, conclui.

Para participar do mutirão é necessário que os consumidores apresentem sua documentação pessoal, como RG, CPF, comprovante de residência e o contrato ou documento que comprove essa dívida no nome do consumidor. No caso do Pará, além do Procon estadual, também já aderiram à iniciativa os Procons de Marabá e de Altamira.

O pintor Gerson Carmo, 52 anos, aproveitou o primeiro dia de mutirão para renegociar uma conta no cartão de crédito. “A gente viu na televisão que estava tendo essa campanha. Como a gente tem uma conta no cartão de crédito a gente aproveitou para limpar logo o nosso nome. O atendimento está bem rápido, a nossa senha já é a próxima”, conta.

A aposentada Marta Maria, 71 anos, também negociou uma conta de cartão de crédito. “O atendimento é muito bom, eles esclareceram todas as minhas dúvidas a respeito da negociação. Trouxe meus papéis e documentos, eles olharam e tiveram todo o cuidado de me explicar como funciona”, diz.

SERVIÇO

MUTIRÃO RENEGOCIA!

  • Data: 1º a 31 de agosto (com exceção dos dias 16 a 18 de agosto, em função de um curso de capacitação do qual os servidores do Procon participarão)
  • Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
  • Local: Procon-PA funciona, atualmente, em quatro unidades: na sede, localizada na travessa Municipalidade, nº 1636, esquina com a Soares Carneiro, bairro do Umarizal; na Estação Cidadania, no shopping localizado na travessa Padre Eutíquio; e nas Usinas da Paz do Icuí-Guajará e Cabanagem.