Luiza Mello
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza, neste final de semana (2 e 3 de março), no município de Castanhal, no nordeste paraense, o mutirão para atendimento à população. Os mutirões fazem parte do Programa de Enfrentamento à Fila (PEFPS), e agilizam a análise dos benefícios assistenciais e previdenciários.
O serviço ocorre das 7h às 17h e os agendamentos podem ser feitos por meio do telefone 135, que funciona de segunda a sábado, ou pelo aplicativo e site Meu INSS.
O mutirão volta a ocorrer em Castanhal nos dias 23 e 24 de março. Na data de atendimento é importante se apresentar nas agências com documento de identificação oficial com foto e não esquecer de levar documentos médicos originais como laudos, exames e receitas.
Os mutirões estão sendo realizados por todo o país com o objetivo de agilizar as avaliações sociais, perícias médicas para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e para benefício por auxílio-doença. Segundo o Instituto, “não há atendimento espontâneo nos mutirões”, ou seja, quando a Agência da Previdência abrir no final de semana para realizar o atendimento extra, somente os segurados que estejam previamente agendados passarão pelo exame pericial ou pela avaliação social.
O relatório mensal divulgado no Portal de Transparência Previdenciária, aponta que a fila de pedidos caiu de 1,6 milhão para 1,5 milhão de requerimentos no país.