A CAIXA inicia, nesta segunda-feira (18), os pagamentos dos benefícios do Bolsa Família e do Auxílio Gás, referentes ao mês de agosto. Os recursos já estão disponíveis para movimentação pelo aplicativo CAIXA Tem, sem necessidade de ir até uma agência.
Os valores serão pagos conforme o número final do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário. Neste mês, cerca de 19,2 milhões de famílias receberão o Bolsa Família, e aproximadamente 5,1 milhões serão contempladas com o Auxílio Gás.
Pagamentos Antecipados em Áreas em Situação de Emergência
Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a CAIXA antecipará os pagamentos para todos os beneficiários do Rio Grande do Sul e de municípios selecionados nos estados de Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima e Sergipe. A antecipação ocorre devido a decretos de situação de emergência provocados por eventos climáticos. Nesses locais, o benefício será liberado já no primeiro dia do calendário, independentemente do final do NIS.
Canais de Atendimento e Consulta
Os beneficiários podem consultar informações e movimentar os valores por meio dos seguintes canais:
- Aplicativos CAIXA Tem, CAIXA e Bolsa Família
- Portal Cidadão
- Telefone 111
- Terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e agências da CAIXA
Auxílio Gás
O Auxílio Gás foi criado para ajudar as famílias a enfrentarem os altos custos do gás de cozinha. Atualmente, o benefício cobre 100% do valor médio do botijão de 13 kg, pago a cada dois meses. Em agosto, o valor será de R$ 108, seguindo o mesmo calendário do Bolsa Família.
Como Utilizar os Benefícios
Os valores podem ser movimentados preferencialmente pelo App CAIXA Tem, que permite:
- Compras em supermercados, farmácias, padarias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual ou QR Code
- Pagamento de contas (água, luz, telefone, gás, boletos)
- Transferências via Pix
- Saques em lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e terminais de autoatendimento (com token gerado pelo App ou identificação biométrica)