Seu bolso

Brasil ganha 130 novas padarias por dia

Há 40 anos, a panificadora São Romão é referência em panificação no bairro da Pedreira FOTO: Celso Rodrigues
Há 40 anos, a panificadora São Romão é referência em panificação no bairro da Pedreira FOTO: Celso Rodrigues

Irlaine Nóbrega

Novos empreendimentos na área de panificação dispararam no país no primeiro semestre de 2024. É que diz uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que revela que mais de 21,3 mil novas padarias foram abertas entre janeiro e a primeira quinzena de junho, o que representa 130 novos CNPJs gerados por dia. O número de unidades no ramo mais que dobrou em dez anos.

Segundo o levantamento do Sebrae, em 2013 eram 19.629 empreendimentos nesse setor, enquanto no ano passado foram registrados mais de 44,5 mil. Também foi registrado um crescimento de 7,4% no faturamento, responsável por movimentar R$138,5 bilhões em mais de 274 mil empresas de panificação abertas no país, conforme o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal).

Há 40 anos, a panificadora São Romão é referência em panificação no bairro da Pedreira, em Belém. Com donos portugueses, a padaria tem uma vasta diversidade de produtos preparados com receitas tradicionais, sendo o pastel folhado

o carro-chefe. Nas primeiras horas da manhã, os clientes marcam presença para comprar o tradicional café com leite e pão com manteiga.

“A gente trabalha mais com produtos mais em conta para mantermos o preço e sustentar a rotatividade. Então, o cliente que vem comprar um pão, já compra o pastel, uma tortinha, toma um suco, um café. Trabalhamos assim para que o cliente veja que na nossa padaria, além do preço bom, tem qualidade”, explica a sócia proprietária Cristina Gouveia, de 58 anos.

Com tantos anos em atividade, eles são considerados como família, já que a padaria funciona como extensão de suas casas. “Já vi meus clientes nascerem, crescerem, terem filhos e netos. Não conheço o nome de todos, mas eu sei quem são todos eles. As pessoas já nos tratam como família e a gente também os considera assim. Por isso, tratamos os nossos clientes com ‘meu bem’, ‘meu querido’ porque nós já temos uma certa intimidade”, afirma Cristina.

Localizados em área residencial, a panificadora e confeitaria Versailles está no mercado há mais de 30 anos. Fundada em 1992, na rua dos Mundurucus, a padaria virou negócio de família e hoje é comandada por Klerson Pereira. Com horário de pico de 6h30 até 8h e 16h às 19h, o carro-chefe são os pães, pela manhã, e os lanches, à tarde.

“O nosso bairro é mais residencial, então meus clientes são aqueles que estão indo para o trabalho ou levar o filho no colégio. A maioria dos que vêm aqui são as pessoas que moram na Mundurucus, 14 de Março, Generalíssimo e já têm o costume de comprar nosso pão. Essas pessoas têm uma maior interação com os nossos funcionários e a gente sabe como gosta de comer o pão, se o ovo tem que ser mais frito ou cru, café preto ou com leite e assim vai”, explica o proprietário, de 44 anos.