A Caixa Econômica Federal inicia, nesta sexta-feira (18), o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de julho. O benefício será creditado conforme o final do Número de Identificação Social (NIS), e pode ser movimentado pelo aplicativo CAIXA Tem.
Ao todo, cerca de 19,6 milhões de famílias devem receber o repasse neste mês. Em casos de emergência, o pagamento será antecipado.
De acordo com o governo federal, os beneficiários de todo o estado do Rio Grande do Sul e de alguns municípios de Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima e São Paulo receberão o valor já no primeiro dia do calendário, independentemente do número final do NIS. A medida ocorre devido a decretos de situação de emergência provocados por condições climáticas nessas regiões.
Como consultar e movimentar o benefício
Os canais para consulta e movimentação do Bolsa Família continuam os mesmos: aplicativo CAIXA Tem, terminais de autoatendimento, Unidades Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e agências da CAIXA. Também é possível acompanhar detalhes pelo Aplicativo Bolsa Família.
Com o CAIXA Tem, o beneficiário pode:
- Fazer compras com cartão de débito virtual ou QR Code;
- Pagar contas e boletos;
- Efetuar Pix;
- Realizar saques com token gerado pelo aplicativo.
O saque também pode ser feito com cartão físico nas lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou agências, e sem cartão nos caixas eletrônicos, com uso de biometria.
Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site da CAIXA e nos aplicativos oficiais.