DECISÃO

Banco Agibank é afastado de folha do INSS após denúncias

Segundo o INSS, entre as denúncias recebidas está a interceptação de chamadas telefônicas feitas por beneficiários à Central 135.

Segundo o INSS, entre as denúncias recebidas está a interceptação de chamadas telefônicas feitas por beneficiários à Central 135
Segundo o INSS, entre as denúncias recebidas está a interceptação de chamadas telefônicas feitas por beneficiários à Central 135 foto: divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta terça-feira (12) a suspensão do contrato com o Banco Agibank S.A., responsável por operar parte da folha de pagamento dos benefícios do Instituto. A medida foi tomada após a identificação de possíveis violações graves ao contrato de prestação de serviços.

Segundo o INSS, entre as denúncias recebidas está a interceptação de chamadas telefônicas feitas por beneficiários à Central 135, através do aplicativo do próprio banco. Quando instalado no celular do segurado, o app redirecionava automaticamente as ligações para a plataforma do Agibank, impedindo o acesso aos canais oficiais de atendimento da Previdência Social — o que comprometia a obtenção de informações, registro de reclamações ou pedidos de ressarcimento.

Outras irregularidades também foram relatadas, como a recusa injustificada em pedidos de portabilidade bancária de benefícios, retenção indevida de valores e convocações suspeitas para comparecimento a agências sob o pretexto de tratar de descontos ou devolução de valores.

De acordo com o INSS, essas condutas são classificadas como infrações gravíssimas, uma vez que violam a transparência no relacionamento com os segurados. O Instituto reforçou que nenhuma instituição financeira tem autorização para interferir ou atuar como canal intermediário entre o cidadão e os serviços oficiais da Previdência.

Mesmo com a suspensão do contrato, os beneficiários que recebem seus pagamentos pelo Agibank seguirão recebendo normalmente, sem necessidade de ações imediatas. Aqueles que tiveram a portabilidade negada devem acionar a Ouvidoria do INSS para registrar a reclamação.

A decisão, segundo o Instituto, visa garantir a proteção dos direitos dos aposentados, pensionistas e demais beneficiários, reforçando o compromisso com a transparência, segurança e respeito no pagamento dos benefícios.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.