Seu bolso

Aposentados terão CARTÃO DE BENEFÍCIOS. Veja como vai funcionar!

Aposentados terão CARTÃO DE BENEFÍCIOS. Veja como vai funcionar! Aposentados terão CARTÃO DE BENEFÍCIOS. Veja como vai funcionar! Aposentados terão CARTÃO DE BENEFÍCIOS. Veja como vai funcionar! Aposentados terão CARTÃO DE BENEFÍCIOS. Veja como vai funcionar!
Desde a sanção da Lei do Superendividamento em 2021, os brasileiros com mais de 60 anos ganharam uma proteção financeira ampliada na renegociação de suas dívida
Desde a sanção da Lei do Superendividamento em 2021, os brasileiros com mais de 60 anos ganharam uma proteção financeira ampliada na renegociação de suas dívida Foto: Divulgação

JC Concursos

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, divulgou na última sexta-feira (17) que o governo federal vai lançar, em março, um cartão de benefícios para aposentados. A ideia é que esse cartão tenha validade em todo o país e concentre diversos benefícios e direitos dos aposentados e idosos.

“Quero criar um cartão, um QR-Code, que vai ter lá, para você poder mostrar em qualquer lugar. Ele poderá estar no celular. Estamos trabalhando para que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica emitam para quem é cliente deles. Neles [cartões] vai ter toda a unificação dos benefícios por lei alcançados pelos beneficiários da Previdência”, ressaltou Lupi.

Segundo o ministro, o Banco do Brasil e a Caixa concentram, juntos, cerca de 12 milhões de um total de 37 milhões de beneficiários. Por isso, a ideia é iniciar o projeto com esses dois bancos públicos, mas não deixar de buscar parceiros privados. “O Banco do Brasil e a Caixa serão os primeiros parceiros a aderirem. Mas eu quero tentar fazer com que os outros bancos também façam”, disse.

Os detalhes de como o cartão vai funcionar ainda não foram divulgados. Porém, o ministro Carlos Lupi explicou que o cartão deve permitir que os beneficiários usufruam de:

  • estacionamento no shopping;
  • entrada de cinema;
  • entrada em ônibus;
  • uso do metrô;
  • desconto em passagem de avião;
  • farmácias conveniadas para desconto em medicamento.

Esses itens são apenas exemplos. “Vamos ampliar para todo tipo de vantagens. O cartão vai ser uma espécie de milhagem para beneficiar o beneficiário da previdência”, explicou Lupi.