A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou nesta sexta-feira (29) a manutenção da Bandeira Vermelha patamar 2 nas contas de energia elétrica para o mês de setembro. Com isso, os consumidores terão um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.
A decisão se deve às condições atuais dos reservatórios das usinas hidrelétricas, que estão abaixo da média histórica, dificultando a geração de energia por essa fonte. Com isso, há maior necessidade de acionar usinas termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado, justificando o adicional na conta.
Entenda as bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015 pela ANEEL, indica aos consumidores o custo da geração de energia no país. As cores das bandeiras refletem a disponibilidade de recursos hídricos, a utilização de fontes renováveis e o acionamento de termelétricas, que são mais caras.
A intenção é permitir que o consumidor tenha maior controle sobre o consumo de energia, ajustando hábitos quando a bandeira está vermelha e evitando aumentos maiores na conta. Antes do sistema, os reajustes só eram percebidos nos aumentos anuais, sem aviso prévio sobre o custo momentâneo da energia.
Como Economizar Energia Elétrica
A ANEEL reforça a importância do uso consciente da energia elétrica, que ajuda a reduzir despesas e contribui para a preservação dos recursos naturais, além de apoiar a sustentabilidade do setor elétrico.
Confira abaixo um vídeo explicativo sobre o funcionamento das bandeiras tarifárias: