De acordo com as mais recentes pesquisas do DIEESE/PA, os preços dos produtos hortifrutigranjeiros (HORTIS) consumidos pelos paraenses e comercializados em feiras livres e supermercados da grande Belém voltaram a subir. Os balanços comparativos de preços, tanto no último mês (Maio/2024), como no acumulado do ano até o momento (Jan-Mai/2024), e em relação ao ano anterior (Maio/2023-Maio/2024), mostram que a maioria dos produtos apresentou reajustes, muitos deles acima da inflação estimada para os mesmos períodos.
No mês passado (Maio/2024), em relação a Abril/2024, os maiores aumentos de preços foram registrados em produtos como Beterraba (kg), com alta de 21,73%, seguida de Cariru (maço), com alta de 18,39%. Além disso, outros produtos também apresentaram aumento, enquanto alguns tiveram quedas de preço, como a Macaxeira (kg), com uma queda de 12,49%, e o Chuchu (kg), com queda de 10,43%.
Os números revelam um cenário de aumento consistente nos preços dos produtos ao longo do ano. No comparativo do acumulado do ano (Jan-Mai/2024), os maiores reajustes ocorreram em produtos como Beterraba (kg), com alta acumulada de 102,88%, seguida pela Cenoura (kg), com alta de 95,08%. A lista continua com diversos outros produtos, mostrando um impacto significativo nos bolsos dos consumidores.
Com aumentos que chegam a ultrapassar os 100%, os consumidores paraenses estão sendo obrigados a pesquisar mais antes de comprar, seja nas feiras livres ou nos supermercados. Estratégias como buscar promoções ou produtos com maior oferta tornam-se essenciais para garantir a compra de hortaliças, verduras e legumes a preços mais acessíveis.
(Com informações do DIEESE/PA)