VEJA QUANDO RECEBER

Abono Salarial 2025: Saiba como receber o pagamento de até R$ 1.320,00

A CAIXA realizará, na próxima terça-feira (15), o pagamento do Abono Salarial calendário 2025, referente ao ano-base 2023

A CAIXA realizará, na próxima terça-feira (15), o pagamento do Abono Salarial calendário 2025, referente ao ano-base 2023
A CAIXA realizará, na próxima terça-feira (15), o pagamento do Abono Salarial calendário 2025, referente ao ano-base 2023 FOTO: Shutterstock

A CAIXA realizará, na próxima terça-feira (15), o pagamento do Abono Salarial calendário 2025, referente ao ano-base 2023, para os trabalhadores nascidos em setembro e outubro. Ao todo, serão pagos mais de R$ 4,4 bilhões a cerca de 3,8 milhões de beneficiários.

O pagamento do Abono Salarial é feito de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores, e os valores são proporcionais ao tempo de serviço no ano-base de 2023. Os beneficiários poderão acessar os valores de acordo com o calendário de pagamentos da CAIXA.

Como Receber:

  • Trabalhadores com conta corrente ou poupança na CAIXA: O crédito será realizado diretamente na conta do banco.
  • Demais beneficiários: Os valores serão creditados em uma poupança no CAIXA Tem, que será aberta automaticamente. A movimentação dessa conta pode ser realizada pelo Aplicativo CAIXA Tem, onde é possível:
    • Pagar contas,
    • Efetuar transferências,
    • Realizar compras com o cartão de débito virtual.

Se não for possível abrir a conta poupança no CAIXA Tem, os beneficiários poderão realizar o saque com o cartão social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas ou correspondentes CAIXA Aqui. Além disso, é possível realizar saques sem cartão utilizando a identificação biométrica previamente cadastrada.

O que é o Abono Salarial?

Instituído pela Lei nº 7.998/90, o Abono Salarial é um benefício no valor de até um salário-mínimo, de acordo com o tempo de serviço do trabalhador no ano-base. O recurso vem do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e é pago anualmente, conforme calendário estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).

A CAIXA atua exclusivamente como agente pagador, enquanto o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é responsável pela habilitação dos trabalhadores.

Quem tem direito ao Abono Salarial?

Têm direito ao Abono Salarial os trabalhadores que:

  • Estiverem inscritos no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.
  • Tenham trabalhado formalmente por, pelo menos, trinta dias em 2023.
  • Tenham uma remuneração mensal média de até dois salários-mínimos.
  • Tenham as informações corretamente registradas pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Trabalhadores do setor privado recebem o benefício na CAIXA. Já os trabalhadores do setor público, com inscrição PASEP, recebem no Banco do Brasil.

Canais de Atendimento:

Caso o trabalhador tenha dúvidas sobre o processamento das informações sociais (RAIS/eSocial), calendário de pagamentos, valor ou situação do benefício, ele pode acessar os seguintes canais de atendimento:

  • Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
  • Portal Gov.br
  • Canal Telefônico 158 (Ministério do Trabalho e Emprego)

Além disso, os trabalhadores nascidos de janeiro a outubro podem consultar as informações de pagamento pelos seguintes canais da CAIXA:

  • App CAIXA Tem
  • App CAIXA Trabalhador (iOS) ou App Benefícios Sociais (Android)
  • Portal Cidadão
  • Atendimento CAIXA ao Cidadão: 111 ou 0800 726 0207 (opção 3)

As informações dos trabalhadores nascidos nos meses de novembro e dezembro serão disponibilizadas conforme o calendário de pagamento do Abono Salarial.

Mais detalhes sobre o Abono Salarial podem ser acessados diretamente no site da CAIXA: Abono Salarial | CAIXA.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.