Os trabalhadores brasileiros já podem sacar o abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base de 2023. O benefício, que pode chegar a R$ 1.518, estará disponível para 25,8 milhões de pessoas, totalizando um repasse de R$ 30,7 bilhões, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência.
Os pagamentos acontecem entre 17 de fevereiro e 28 de dezembro de 2025, conforme calendário estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).
Quem tem direito ao abono?
O benefício é destinado a trabalhadores que receberam, em média, até dois salários-mínimos mensais com carteira assinada e exerceram atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base de 2023.
Como sacar?
Os pagamentos serão realizados conforme o mês de nascimento do trabalhador. Quem possui o Cartão do Cidadão pode sacar o valor nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em casas lotéricas. Para quem não tem o cartão, o saque pode ser feito em agências da Caixa com um documento de identificação ou pelo aplicativo Caixa Tem.
O que fazer com o dinheiro?
Especialistas recomendam planejamento financeiro para aproveitar o valor da melhor forma. Para quem tem dívidas, o ideal é priorizar pagamentos de contas essenciais e com juros altos. Já aqueles sem pendências financeiras podem usar o dinheiro para investimentos ou objetivos de curto, médio e longo prazo.