Seu bolso

2023 tá favorável para viajar. Fique por dentro dos feriados!

2023 tá favorável para viajar. Fique por dentro dos feriados!

Luiz Octávio Lucas

Em pouco mais de dois meses, 2023 chega com um calendário recheado de feriados que são propícios a se tirar alguns dias de folga e fazer aquela viagem sonhada há algum tempo. São nada menos que 14 feriados entre nacionais, estadual (Pará), municipal (Belém) e pontos facultativos, sendo que seis serão prolongados. Outra boa notícia é que somente dois feriados vão cair aos finais de semana, coisa que este ano aconteceu três vezes. Se o calendário está favorável, então é bom começar a fazer o planejamento desde já, como a bancária Fabiana Corrêa, que vai conhecer a Argentina em uma dessas folgas no primeiro semestre.

“Primeiro fiz uma cotação em uma empresa particular, mas depois resolvi organizar e fazer meu próprio roteiro com a ajuda dos aplicativos de smartphone”, conta sobre o planejamento que começou em setembro deste ano.

“Os preços estão razoáveis, mas a gente sempre espera economizar o máximo possível. Os valores de hospedagens estão bons, agora estou esperando baixar um pouco o valor das passagens aéreas”, explica. Enquanto ainda busca as passagens, Fabiana conta que tem “investido em programa de milhas e acompanhando os valores para efetuar a compra no menor preço possível”.

Mesmo sem o bilhete aéreo garantido, o que não falta é animação. “Como dizem, ‘viajar é trocar a roupa da alma’. Eu amo conhecer novos lugares e essa vai ser minha primeira viagem para fora do país. Serão apenas cinco dias, mas já vai ser possível sentir aquela sensação de aventura e felicidade, o tempo depende de como você organiza seu roteiro, eu sempre tento aproveitar para conhecer os lugares mais importantes nos dois primeiros dias e no restante ficar mais tranquila em programações leves que eu possa relaxar, sem me preocupar com o tempo disponível para aquilo”, conta.

“É importante conhecer os pontos turísticos, mas é bom você sentar em um local e simplesmente contemplar sem se preocupar com nada”.

Nayara. FOTO: ANTONIO MELO

Os feriados de 2023 também animam os agentes de viagens. A turismóloga Nayara Salgado trabalha com pacotes turísticos e comenta algumas dicas para não perder os dias de folga.

“A melhor forma de aproveitar e curtir a sua viagem é montar um checklist antes mesmo da escolha do destino de viagem. Alguns itens básicos facilitam o seu planejamento. Quanto antes você definir o local para conhecer, mais fácil de organizar o roteiro e as despesas. O planejamento começa com a escolha do destino. Pesquise! Afinal, antes do embarque, são vários fatores que precisam ser considerados, para que sua viagem saia de acordo com o esperado”, recomenda.

“Ressaltando que datas especiais, com procura muito grande, como Natal, Réveillon, Carnaval ou feriados prolongados tendem a ser mais caros, por isso saber o que quer fazer, o tipo de passeio, ajuda na escolha do destino”, continua Nayara.

Segundo a turismóloga, a partir de Belém, os destinos mais procurados são os que têm fácil acesso e que não levam muito tempo para chegar. “Porque a intenção é aproveitar bastante o feriado e não perder tempo na estrada. Exemplos: Fortaleza (CE), Carolina (MA), São Luís (MA) e, no Pará, Santarém, Marajó e Salinas”.

Para tentar economizar, a especialista traz outras sugestões. “Quando se pensa em viajar, a questão do custo pesa muito, programar a viagem é uma forma de economizar. Viagens em excursões são uma boa opção, visto que são grupos grandes e os valores são divididos por todos”, justifica. “E fora que muitas agências facilitam o pagamento, como o carnê. Além do que você já tem toda a viagem montada e não tem preocupação de ficar escolhendo hotel, passeios etc”.

Fabiana. Foto: Antônio Melo

A vantagem é que 2023 ainda não começou e existe tempo suficiente para as “portas em automático”. “Dependendo do tipo de viagem que você escolha, o tempo mínimo para começar a se planejar são quatro meses, mas isso nos feriados prolongados que fogem aos do Natal, Réveillon, Carnaval e Semana Santa, pois nestes o planejamento tem que começar bem cedo, porque são os mais procurados e, dependendo do local, mais caros”, pontua Nayara.

Apesar disso, os custos dependem muito do perfil do viajante. “Dizer o que é mais econômico ou mais caro, isso vai muito de quanto o viajante quer investir na viagem. Sim, viajar é investimento. O mesmo destino, pode oferecer custos mais acessíveis ou não. Exemplo: você pode escolher um lugar de praia e ficar num resort com tudo incluso ou numa pousada mais simples só com café da manhã, pois a intenção é curtir a praia”, ilustra. “Lugares muito procurados e que sempre estão na mídia tendem a ser mais caros, é a lei da oferta e da procura”.

Nayara Salgado observa ainda que os feriados do ano que vem devem ajudar o setor, mas que o importante é aproveitar. “Com a crise econômica, o mercado do turismo está em recuperação e as pessoas ainda estão com dificuldades para viajar, mas isso não impede de aproveitar e curtir o feriado, economizando dinheiro, fazendo programas divertidos e baratos, que caibam no seu orçamento. Os gastos são menores do que os de uma viagem, mas também podem proporcionar bons momentos estando na sua própria cidade”.

 

CALENDÁRIO DOS FERIADOS

2023 terá 14 feriados, sendo seis deles prolongados

Os feriados que podem ser estendidos serão:

  • Carnaval: apesar de ser ponto facultativo, boa parte das empresas acaba considerando-o como feriado na prática. Em 2023, cairá nos dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira);
  • Corpus Christi: 8 de junho (quinta-feira), também ponto facultativo;
  • Independência do Brasil: 7 de setembro (quinta-feira);
  • Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (quinta-feira);
  • Finados: 2 de novembro (quinta-feira).
  • Além dos prolongados, 2023 terá dois feriados em segundas-feiras: o Dia do Trabalho (1º de maio) e o Natal (25 de dezembro).

Haverá também três feriados às sextas: Paixão de Cristo (7 de abril), Tiradentes (21 de abril) e Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro).

 

FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS EM 2023

Veja a lista completa e se programe

  • Confraternização Universal

1º de janeiro (domingo)

 

  • Carnaval

20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira)*

 

  • Paixão de Cristo

7 de abril (sexta-feira)

 

  •  Páscoa

9 de abril (domingo)

 

  • l Tiradentes

21 de abril (sexta-feira)

 

  • Dia Mundial do Trabalho

1º de maio (segunda-feira)

 

  • Corpus Christi

8 de junho (quinta-feira)*

 

  • Adesão ao Império brasileiro (estadual)

15 de agosto (terça-feira)

 

  • Independência do Brasil

7 de setembro

(quinta-feira)

 

  • Nossa Senhora Aparecida

12 de outubro

(quinta-feira)

 

  • Finados

2 de novembro

(quinta-feira)

 

  • Proclamação da República

15 de novembro

(quarta-feira)

 

  • Nossa Senhora da Conceição

8 de dezembro

(sexta-feira)

 

  • Natal

25 de dezembro

(segunda-feira)

 

(Fonte: Folhapress e Redação)