Se a grana está curta, que tal pensar numa renda extra? Saiba que mesmo quem não pensa em sair de casa pode aumentar os rendimentos mensais. Dependendo da escolha da atividade, o trabalho pode ser de tempo integral ou apenas ser um complemento de renda do emprego principal. Venha aprender como ganhar dinheiro fazendo o que já sabe fazer e usando a internet como fonte de renda.
No Brasil, aproximadamente uma a cada quatro pessoas poderia trabalhar de forma remota, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Isso equivale a 20,4 milhões de pessoas, que representam 24,1% do total da população ocupada no país.
Para muitos, ganhar dinheiro em casa (mesmo de pijama) é o emprego dos sonhos. Por que não atingir seus objetivos financeiros ficando em casa e trabalhando no seu próprio ritmo? Aqui estão 15 dicas de como ganhar dinheiro em casa, estabelecendo o seu horário e as suas preferências.
15 dicas de como ganhar dinheiro trabalhando de casa
Seguindo as sugestões abaixo, é possível transformar suas ideias e paixões em um empreendimento empolgante e lucrativo que crescerá ao longo do tempo.
1. Venda produtos personalizados
O desenvolvimento de produtos não é o caminho mais fácil para ganhar dinheiro, mas geralmente é gratificante e pode não ser tão difícil quanto se parece. A fabricação de produtos personalizados é popular entre marcas de joias, de moda e de decoração de casa, mas se expande para qualquer setor.
Algumas categorias possíveis de venda são:
1 – Vestuário: essa é uma daquelas categorias de que todos precisam. As pessoas procuram roupas e acessórios que combinem com seu estilo e personalidade, o que pode tornar a moda um espaço divertido e lucrativo para vender.
- 1 – 1 – Decoração de casa: essa é outra categoria de vendas popular. As pessoas querem adicionar toques pessoais ao seu espaço para torná-lo aconchegante e agradável. É possível vender decoração online para qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora, mantendo as despesas gerais mínimas. O mercado de decoração para casa está com excelentes previsões de crescimento para os próximos anos.
- 1 – 2 – Saúde e beleza: a indústria de beleza e cuidados pessoais é uma das que mais crescem. Existem muitas opções nessa categoria: produtos de cuidados com a pele, cosméticos, cuidados com os cabelos, fragrâncias, produtos veganos e muito mais. Pesquisas do setor indicam uma demanda crescente por produtos de cuidados masculinos e produtos antienvelhecimento que devem impulsionar o mercado nos próximos anos.
Avaliar a demanda do mercado e seguir as tendências é um ótimo ponto de partida para encontrar coisas populares para fazer e vender.
2. Venda em marketplaces
Venda produtos em mercados online. É ótimo poder contar com plataformas já prontas e conhecidas no mercado, mas atenção: os clientes do seu negócio serão direcionados para o terreno de outra pessoa. Esteja ciente de que as regras podem mudar a qualquer momento e não haverá nada que fazer a não ser acatá-las ou deixar a plataforma.
Alguns desses mercados:
• Etsy
• Amazon
• eBay
• Mercado livre
• Marketplace do Facebook
Com o tempo, o ideal é diversificar os negócios criando seu próprio site. Uma das grandes vantagens é que o lucro é seu: não há taxas a pagar nas vendas (comissões) nem regras a cumprir, a não ser as suas.
Leia também | Descubra como ganhar dinheiro no Tik Tok e tenha uma renda extra
3. Ganhe dinheiro com vídeos de tutoriais
Para mostrar suas habilidades e ajudar outras pessoas, é possível compartilhar vídeos de instruções no YouTube. Para fazer isso, crie uma conta e poste tutoriais sobre os mais diversos temas. Por exemplo, como fazer um download digital para impressão pode ser uma lição. Quanto mais pessoas assistirem ao canal, mais dinheiro ele pode render.
4. Teste o marketing de afiliados
Quem gosta de fazer compras pode ganhar comissões por elas. O marketing de afiliado é um programa de parceria que paga comissões pela venda de um produto ou serviço em seus sites ou canais de mídias sociais.
Inscreva-se em programas de marketing de afiliados como:
• Associados Amazon
• Parceiro Magalu, Americanas, Submarino
• Hostinger
• Afiliados Edduz, Monetize, Shopee
• eBay Partner Network
• Shopfy Affiliates
São muitas possibilidades. Cada vez que um link distribuído é usado para uma compra, o afiliado ganha uma porcentagem da venda. Adicione esses links às suas contas de mídia social e páginas do site ou envie-os diretamente para sua rede de relacionamento.
Leia também | Como ganhar dinheiro no Kwai diariamente de forma simples
5. Ajuda com redação de currículo
Quem está há mais tempo no mercado de trabalho já aprendeu algumas lições valiosas. Para ajudar outras pessoas a iniciar sua própria jornada de carreira, é possível ajudar a escrever e editar currículos. Faça uma pesquisa de mercado para saber a média do que é cobrado para esse tipo de trabalho e ganhe uma renda extra. Indo um passo adiante, crie modelos de currículos para vender a seus clientes favoritos por um valor premium.
6. Transcreva por hora
Com a popularidade dos podcasts, vídeos do YouTube e filmes, muitos criadores precisam de cópias transcritas de seus trabalhos. Na maioria dos casos, eles pagam por esse serviço. Para quem tem habilidade em digitação ou está procurando uma maneira de praticar essa habilidade, é possível se lançar no trabalho de transcritor freelancer, recebendo por hora para transcrever o áudio do produto.
7. Venda produtos digitais
Produtos digitais são ativos intangíveis ou peças de mídia que podem ser vendidos repetidamente online. Eles vêm na forma de arquivos que podem ser transmitidos ou baixados, como PDFs e vídeos. Por exemplo, quem tem experiência com ensino de música pode dar aulas online em seu próprio curso.
Os ativos digitais estão se tornando mais populares porque têm alta margem de lucro. Claro, pode levar algum tempo e dinheiro para desenvolvê-los, mas, uma vez que a mídia ou o software é feito, não é caro armazená-los ou entregá-los aos clientes.
Não há limite para quantos produtos é possível vender. Eles ajudam os criadores a escalar a si mesmos. Quanto mais um produto é vendido, mais conhecido fica o produtor do conteúdo e, consequentemente, mais dinheiro ele recebe.
Independentemente do que se decida criar, é preciso descobrir as necessidades de seu público-alvo e criar produtos que atendam a essa demanda.
8. Torne-se um freelancer
Uma ideia de negócio doméstico que está se tornando mais popular é oferecer serviços no formato freelance para clientes online. Quase qualquer função para a qual uma empresa contrataria pode ser preenchida por um freelancer:
• Redação;
• design gráfico;
• marketing;
• entrada de dados;
• ilustração;
• tutoria online.
Os escritores freelancers, por exemplo, não estão apenas criando artigos para blogs de empresas. Estão criando conteúdo que aumenta o tráfego, leads e clientes para uma empresa. Quanto mais cedo o profissional aprender isso, mais dinheiro ganhará trabalhando como freelancer a partir da valorização do seu trabalho.
À medida que mais empresas se tornam completamente remotas, as oportunidades de ganhar dinheiro trabalhando como freelancer aparecem mais. Basta um pouco de conhecimento e determinação para que isso aconteça.
9. Torne-se um assistente virtual
Com tantas empresas se movendo online, a demanda por assistentes virtuais está crescendo. Eles trabalham de casa e ajudam em tarefas como:
• gerenciamento de tempo e tarefas administrativas, como responder a e-mails;
• tarefas financeiras, como contabilidade e faturamento de clientes;
• tarefas de gerenciamento de equipe, como acompanhamento de entregas e organização de sessões de treinamento;
• tarefas de mídia social e marketing digital, como publicação e gerenciamento de conteúdo;
• tarefas pessoais, como agendar reuniões, pagar contas e planejar viagens;
• tarefas de conteúdo, como edição de vídeo ou podcast.
Cada assistente tem sua própria especialidade.
10. Torne-se um revendedor
Não quer se preocupar com a criação de novos produtos? Não tem problema. Não é preciso ter uma ideia revolucionária para ganhar dinheiro. Uma possibilidade é se tornar revendedor.
Um revendedor é uma pessoa que compra produtos de fabricantes e outros varejistas e depois os vende para seus próprios clientes.
Um negócio de revenda pode ser lucrativo principalmente para quem tem experiência em nichos, como beleza ou moda. As vendas podem acontecer de porta em porta ou por meio da internet, com a criação de um e-commerce ou mesmo de um perfil em redes sociais. A vantagem é que o produto já é conhecido pelo mercado e não será preciso criar um público do zero.
12. Venda roupas vintage
Tem uma paixão pela moda de segunda mão? Adora a emoção de comprar um vestido vintage em seu brechó local por um preço barato? É possível transformar esse sentimento em um negócio vendendo roupas vintage em casa.
É competitivo, mas isso não impede de criar uma marca legal e conquistar um espaço para si mesmo na comunidade vintage.
13. Alugue seu espaço não utilizado
A maioria das pessoas não pensa em usar seu espaço vazio para ganhar dinheiro em casa. No entanto, é uma das fontes mais fáceis de renda passiva. De quartos a áreas de estacionamento, você pode ter algum espaço que as pessoas pagarão para alugar.
Algumas ideias:
• alugue um quarto para o Airbnb;
• alugue um espaço de armazenamento que sirva como depósito;
• alugue sua vaga de estacionamento;
• hospede um estudante de intercâmbio;
• ofereça hospedagem para animais de estimação
Não é preciso nenhum investimento. Note que é um espaço já existente, mas que está subutilizado. Ofereça-o como um serviço para as pessoas que precisam dele.
14. Inicie um negócio para animais de estimação
As empresas de serviços para animais de estimação são uma maneira divertida de ganhar dinheiro em casa (se existe amor aos animais, é claro). Existem diferentes maneiras de ganhar dinheiro extra, como fornecer serviços de caminhada e higiene, treinamento, fazer e vender guloseimas ou revender produtos como tigelas, roupas, camas e brinquedos.
Não precisa se limitar a cães e gatos. É possível se especializar em répteis, peixes, coelhos — qualquer animal que goste de ter por perto.
15. Inicie um negócio de alimentos
Todo mundo tem de comer. Por isso é que começar um negócio de alimentos é uma ótima ideia para quem quiser ganhar dinheiro em casa.
Existem negócios com alta margem de lucro que podem ser administrados com custos baixos.
Algumas ideias de negócios de alimentos incluem:
• aulas de cozinha;
• chef a domicílio;
• kits de refeição;
• comida fitness;
• comida para diabéticos, celíacos, veganos, vegetarianos etc.;
• molhos;
• lanches pré-embalados;
• merenda infantil;
• compotas e geleias caseiras;
• vinho, cerveja e destilados.
Como se pode ver, existem várias maneiras de ganhar dinheiro em casa. Para quem precisa apenas de um complemento da renda ou está procurando um emprego em tempo integral, trabalhar de casa pode ser uma ótima opção.
Fonte: Serasa