Seu bolso

Veja o calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2024

Cerca de 264 mil contribuintes receberão R$ 700 milhões
Cerca de 264 mil contribuintes receberão R$ 700 milhões Foto: Celso Rodrigues

RIO (AG) – Quem deixou para declarar o IR 2024 em cima da hora do fim do prazo dado pela Receita Federal, já perdeu a chance de receber a restituição (se é o seu caso, dependendo do que foi retido na fonte e a deduções a que você tem direito). Na semana passada, a Receita Federal liberou a consulta do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024, que foi pago nesta sexta, 31.

Mas a Receita já divulgou o calendário com as datas dos próximos pagamentos, o que pode dar uma ideia de quando você pode receber esse dinheiro, que sempre ajuda no orçamento.

Para quem ficou fora do primeiro lote de restituição e anseia por receber o dinheiro de volta o quanto antes, bancos oferecem linhas de crédito para antecipar o pagamento, mas nem sempre vale a pena.

Confira o calendário de restituição do Imposto de Renda 2024

Primeiro lote: 31 de maio

Segundo lote: 28 de junho

Terceiro lote: 31 de julho

Quarto lote: 30 de agosto

Quinto e último lote: 30 de setembro

Como funciona a antecipação da restituição?

A antecipação da restituição permite ao contribuinte receber desde já o valor que a Receita Federal devolveria pelo imposto pago a mais ao longo de 2023.

Ou seja, em vez de aguardar sua vez nos lotes de restituição (veja abaixo o calendário deste ano), ao optar pela antecipação deste crédito junto aos bancos, o cliente recebe imediatamente o dinheiro. Funciona como um financiamento, mas os juros costumam ser mais em conta porque o banco tem a garantia de pagamento.

Basta o contribuinte declarar como conta bancária para receber a restituição, na declaração do IR, a conta do banco no qual vai fazer a linha de crédito de antecipação. Quando a restituição for paga, o dinheiro vai direto para o banco e o financiamento é quitado.

Vale a pena?

Na hora de decidir contratar essa linha de crédito, é essencial avaliar a saúde financeira para arcar com uma dívida e se realmente não vale a pena esperar pela restituição.

Ricardo Teixeira, coordenador do MBA de Gestão Financeira da FGV, aconselha o contribuinte a esperar pelo calendário da Receita, a menos que ele consiga quitar uma dívida cujos juros sejam maiores que os do financiamento ou encontre uma boa promoção para algo que deseja comprar, como um novo eletrodoméstico, por exemplo.

Mesmo assim, ele ressalta que só vale a pena se o preço da liquidação mais os juros da linha de crédito somarem um valor menor do que o valor à vista. Caso contrário, ele aconselha a parcelar.

– Só deveria antecipar a restituição quem estiver com alguma dívida que tenha os juros mais elevados do que o dessa antecipação, e desde que você consiga se livrar dessa dívida, porque se for apenas parte dela, não vale a pena – ele afirma.

Como consultar se tenho direito a restituição do IR 2024?

O contribuinte deve acessar o site do governo federal para saber se tem acesso ao quinto lote da restituição. Basta seguir o passo a passo abaixo:

Acesse o site do governo federal, na aba ‘Consultar restituição de imposto de renda’

Digite o número do seu CPF;

Digite a data de nascimento;

Selecione o ano em exercício. Neste caso, selecione a opção ‘2024’.

O valor é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.