Revista Agropará

Brasil pode liderar na economia verde com aposta em energias renováveis

Foto: Divulgação/TV Brasil
Foto: Divulgação/TV Brasil

Diante da crise climática e da tendência global para uma economia de baixo carbono, o Brasil lança o Plano de Transformação Ecológica. Rafael Dubeux, secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, destacou sua importância durante uma palestra na segunda-feira. O plano visa promover o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, priorizando setores como energias renováveis, bioeconomia e infraestrutura verde, para impulsionar a criação de empregos verdes e garantir um futuro próspero.

Dubeux enfatizou a urgência do Brasil em participar desse movimento global, destacando a importância de não apenas aproveitar as vantagens comparativas do país, mas também se posicionar como desenvolvedor de soluções sustentáveis. O plano se estrutura em seis eixos: Finanças Sustentáveis, Bioeconomia e Sistema Agroalimentar, Transição Energética, Adensamento Tecnológico, Economia Circular e Nova Infraestrutura Verde e Adaptação.

“Ou o Brasil participa desse processo, buscando ser um ator relevante e identificar as áreas em que temos vantagens comparativas e como nos posicionamos como um desenvolvedor de soluções nessa área, ou seremos um comprador de tecnologias desenvolvidas por outros países”, disse Dubeux.

O Plano de Transformação Ecológica é projetado para impulsionar o crescimento econômico inclusivo, com estimativas apontando para um aumento significativo do PIB e a criação de milhões de empregos até 2030. Além disso, visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para o combate às mudanças climáticas. Estudos indicam que a implementação dessas políticas pode levar a um aumento substancial do PIB e da renda real, beneficiando especialmente os segmentos mais vulneráveis da população.

“A bioeconomia é uma oportunidade extraordinária. Precisamos investir em tecnologia e desenvolver uma cadeia com agregação de valor aqui no Brasil”, afirmou Dubeux sobre a importância de investir na área para aproveitar o potencial da biodiversidade brasileira de forma sustentável.

O Plano de Transformação Ecológica apresenta uma oportunidade única para o Brasil acelerar o cumprimento de suas metas de descarbonização e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento econômico e social. Os dados e projeções demonstram que a transição para uma economia verde não é apenas necessária, mas também vantajosa para o País.

*Com informações do Ministério da Fazenda (MF)