De acordo com o Disque Direitos Humanos (Disque 100), mais de 35 mil denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas idosas foram registradas no Brasil, de 1º de janeiro a 2 de junho.
Em mais de 87% das denúncias (30.722), as violações ocorreram na casa onde o idoso mora. Segundo o ouvidor nacional de Direitos Humanos, Nabih Chraim, entre os agressores, os principais responsáveis pela violação são os próprios filhos, suspeitos em mais de 16 mil registros. Na sequência, estão vizinhos (2,4 mil) e netos (1,8 mil).
Na segunda-feira (05), um caso de agressão a uma idosa foi registrado no bairro do Distrito Industrial, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Um vizinho da vítima conseguiu registrar o momento em que a filha agrediu a própria mãe, uma idosa de 90 anos
Nas imagens é possível ver a mãe, sentada em uma rede, sendo agredida pela filha com um tapa no rosto. O vídeo foi divulgado pela página Guerreiros do Pará, nas redes sociais, e cedido à redação integrada do Grupo RBA.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Após fazer o registro, os vizinhos acionaram a polícia, que foi até o local. A filha foi encaminhada para Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher do município de Ananindeua, onde foi autuada em flagrante pelo crime de maus tratos.
Em nota, a Polícia Civil informou ainda que “a mulher responsável pelas agressões foi encaminhada à unidade policial e está à disposição do Poder Judiciário, que optou pela liberação da acusada. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso”.