JR Avelar
Uma mega operação com a missão de desmantelar uma organização criminosa que se instalou no município de Ulianópolis na região sul do Pará acabou com o saldo de três suspeitos mortos em confronto com as forças de segurança do Estado, armamento apreendidos, fuga alucinada e um carro incendiado.
Uma força-tarefa com guarnições militares do CPR VI e Polícia Civil de Ulianópolis participou da operação Ordem de Serviço N°051/2024 – P3/CPR VI, objetivando combater o crime organizado na cidade de Ulianópolis.
Segundo informações os faccionados estariam extorquindo empresários e comerciantes locais. Na manhã desta sexta-feira (24) alguns suspeitos que se intitulavam pertencentes a organização criminosa “CV”, atearam fogo em um carro da empresa IBL, provedora de internet no bairro Bela Vista.
Diante dos fatos, as guarnições iniciaram rondas pelo, realizando policiamento preventivo e ostensivo e por volta de 01h40min desta sexta-feira (24) ainda no bairro Bela Vista avistaram cerca de cinco a seis pessoas caminhando, portando aparentemente arma de fogo cano longo, próximo a uma área de mata.
As viaturas estacionaram e os policiais desembarcaram. No momento do desembarque foi dada voz de comando para os suspeitos pararem e colocarem os objetos ao solo, momento em que empreenderam fuga em direção ao terreno de área de mata abandonado.
Diante disso foi solicitado reforço de mais policiais para o local. As guarnições adentraram a área de mata em duas patrulhas e durante a progressão da primeira patrulha, os suspeitos realizaram disparos de arma de fogo em direção aos policiais, os quais reagiram a injusta agressão, tendo alvejado o suspeito.
Ele estava portando uma arma de fogo tipo caseira cano curto calibre 36 com uma munição deflagrada dentro do cano e outra deflagrada no chão próximo. Logo em seguida a segunda patrulha foi recebida a tiros, tendo também reagido a injusta agressão e alvejado o segundo suspeito que portava uma arma de fogo tipo caseira cano longo calibre 20 com uma munição deflagrada e outra no bolso intacta além de drogas.
A terceira guarnição que chegou no apoio avistou, outro suspeito que saiu correndo para trás do terreno saindo na rua de trás, e que foi realizado o acompanhamento desse suspeito, não sabendo o local exato em que ele se homiziou.
Foi realizado um cerco na possível área em que o suspeito se evadiu e durante a ação as guarnições foram se aproximando das residências e se ouviu um disparo.
Continuando as incursões foi encontrada uma arma de fogo tipo caseira cano longo calibre 20 com uma munição deflagrada no cano e uma sacola plástica com quatro munições intactas, um aparelho celular e um alicate grande de pressão.
Um terceiro suspeito tinha ido a óbito no primeiro dia da operação e pelo menos mais três que conseguiram escapar estão sendo procurados. Os suspeitos mortos não foram identificados e o caso registrado na Delegacia de Polícia Civil de Ulianópolis para os procedimentos.