
Cinco horas antes da partida entre Clube do Remo e Avaí, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro e realizada no estádio Mangueirão, em Belém, cenas de violência tomaram conta das ruas dos bairros da Sacramenta e Pedreira. Confrontos entre supostos membros de torcidas organizadas resultaram em agressões generalizadas e ao menos uma vítima com ferimentos graves.
Por volta das 16h08, o Centro Integrado de Operações (Ciop) começou a receber diversos chamados de moradores assustados com os atos de selvageria que ocorriam nas ruas dos bairros mencionados. Os relatos davam conta de grupos formados por motociclistas com capacetes, envolvidos em brigas com uso de pedaços de madeira, obrigando comerciantes locais a fecharem as portas com receio da violência.
Moradores registraram, por meio de vídeos, o momento em que um torcedor foi brutalmente espancado por um grupo estimado em 20 pessoas, na passagem São Catarina, no bairro da Sacramenta. Outro ponto de confronto foi registrado na área do canal da Pirajá.
Uma das ligações recebidas pela polícia descrevia com detalhes a agressão: “Um homem está sendo agredido por várias pessoas com pedaços de madeira, e há disparos de arma de fogo no local. São pessoas de torcidas organizadas”, relatou o morador.
A Polícia Militar, por meio da viatura 0125 do 1º Batalhão e apoio de equipes da Rotam, foi acionada para conter a confusão. Contudo, ao chegarem ao local, os envolvidos já haviam fugido. As imagens dos atos violentos foram rapidamente disseminadas nas redes sociais.
A investigação inicial revelou que dois ônibus, com torcedores do Avaí e do Paysandu, estavam a caminho do Mangueirão quando foram cercados por um grupo de torcedores do Remo, na avenida Senador Lemos, nas proximidades da Praça do Jaú. A emboscada desencadeou uma verdadeira batalha campal.
A vítima agredida foi socorrida em estado grave e levada a um hospital, onde permanece internada. A identidade não foi divulgada.
A Polícia Civil, por meio da delegacia especializada, já abriu investigação para apurar os fatos. Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas para identificar os autores da agressão.