Em menos de 24 horas, mais um indivíduo que buscou refúgio em áreas dominadas pelo crime no Rio de Janeiro acabou morto em um confronto com as forças de segurança. Desta vez, o episódio ocorreu no bairro 40 Horas, em Ananindeua.
De acordo com registros da operação, policiais civis da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas (DRCO) realizavam investigações na região, considerada uma área de alta criminalidade, quando avistaram um suspeito, posteriormente identificado como Matheus Santos de Freitas, conhecido como “TH41”.
Considerado extremamente perigoso, o homem, ao perceber a presença policial, sacou uma pistola e efetuou disparos contra os agentes por volta das 23h da quinta-feira (27). Em legítima defesa, os policiais revidaram, resultando na morte do suspeito, que não resistiu aos ferimentos.
Histórico criminoso de “TH41”
Segundo o delegado Fausto Bulcão, diretor da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), “TH41” era investigado por integrar uma facção criminosa, atuando como “idealizador de missões e disciplina” nos bairros Cidade Nova, Providência e Coqueiro.
Além disso, ele era suspeito de:
- Extorquir comerciantes em Ananindeua e arredores do Shopping Metrópole;
- Ordenar incêndios criminosos nos bairros Coqueiro e Cidade Nova;
- Postar fotos ostentando armamento pesado em redes sociais, após se esconder em um morro controlado por facções no Rio de Janeiro.
No local, foi apreendida uma pistola em posse do suspeito, além de celulares, que serão periciados para identificar possíveis cúmplices.