Uma sequência de assaltos registrada na madrugada deste sábado (16), no bairro da Terra Firme, em Belém, mobilizou diversas viaturas do 37º Batalhão da Polícia Militar. Os crimes estariam sendo cometidos por dois indivíduos a bordo de um Hyundai HB20 branco, veículo que mais tarde foi identificado como utilizado por um motorista de aplicativo, feito refém durante a fuga.
A ação criminosa chegou ao conhecimento do Centro Integrado de Operações (CIOp) após uma tentativa de abordagem na região do canal do Tucunduba, onde os ocupantes do veículo renderam o motorista e o mantiveram como refém, frustrando a ação inicial dos policiais.
Diante da gravidade da situação, equipes do 37º BPM, da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram mobilizadas. Por volta da 1h da manhã, as forças de segurança iniciaram um cerco na região do canal do Tucunduba, próximo à passagem São João.
Com a aproximação das viaturas e o cerco se fechando, teve início uma negociação com os criminosos. Para garantir a segurança do refém e evitar qualquer confronto, os policiais isolaram completamente a área.
Cerca de duas horas após o início da ocorrência, o motorista foi liberado sem ferimentos. Os dois criminosos se entregaram e entregaram a arma utilizada no crime.
Os suspeitos foram identificados como Lucas Yan Moraes Lobo, de 21 anos, e Matheus da Cunha Lopes, de 18 anos. Com a dupla, a PM apreendeu um revólver calibre 38 com seis munições intactas e sete aparelhos celulares roubados durante o arrastão.
A ocorrência foi registrada e os criminosos encaminhados à delegacia para os procedimentos legais.