Dois suspeitos denunciados pelo crime de tráfico de drogas e portando armas de fogo entraram em confronto com policiais militares da 1ª Companhia do 14º Batalhão de Barcarena e acabaram alvejados, evoluindo a óbito enquanto recebiam atendimento no hospital.
As informações constam em um extenso relatório elaborado pelas equipes envolvidas na missão e também foram registradas na delegacia de Polícia Civil de Barcarena como uma intervenção policial de agentes do Estado, que resultou em duas mortes.
As guarnições das viaturas 14093, 1404 e 1407 do 14º Batalhão, de Vila dos Cabanos, sob o comando do tenente-coronel Anderson, subordinados ao CPR IX, sob o comando do coronel Maurício, por volta das 16h desta quarta-feira (23), em rondas no bairro de Itupanema, avistaram quatro homens na Rua Fé em Deus, sendo que um deles portava uma arma longa do tipo espingarda caseira.
Ao perceber a situação, uma das guarnições desceu da viatura, um pouco distante dos suspeitos, e seguiu caminhando na direção deles. Segundo a ocorrência, ao perceberem a presença dos policiais, tentaram empreender fuga.
Suspeitos atiraram contra policiais
O suspeito que estava com a arma longa efetuou um disparo contra os policiais e, simultaneamente, outros três também sacaram armas que estavam na cintura e dispararam contra as guarnições.
Os militares revidaram a injusta agressão, resultando em dois suspeitos atingidos pelos disparos, enquanto dois conseguiram fugir para uma área de mata. A guarnição prestou socorro juntamente com uma unidade do Corpo de Bombeiros, que conduziu os feridos à Unidade de Pronto Atendimento de Vila dos Cabanos, onde evoluíram a óbito.
Na UPA de Vila dos Cabanos, os mortos foram identificados como Anderson da Silva Assunção, de 30 anos, e Alex Vinicius Cunha Maciel, de 20 anos. Com eles, foram apreendidas duas armas de fogo caseiras: uma espingarda calibre 16, com duas munições (uma deflagrada e uma intacta), e uma arma de calibre 36, com três munições (duas picotadas e uma intacta).
Além do armamento, os militares da 1ª Companhia do 14º Batalhão apreenderam ainda vinte e nove invólucros de “cocaína” e sete invólucros de uma substância que aparenta ser “skank”. Após prestar socorro na UPA, as guarnições se deslocaram à delegacia de polícia de Vila dos Cabanos para o registro e apresentação do armamento e das drogas.