Polícia

Suspeitos de fraudar concurso em Parauapebas são presos

Descubra como Parauapebas e Canaã dos Carajás lideraram a arrecadação de royalties da mineração no Pará, com valores impressionantes.
Descubra como Parauapebas e Canaã dos Carajás lideraram a arrecadação de royalties da mineração no Pará, com valores impressionantes. FOTO: maycon nunes / agência pará

Foram presos preventivamente na manhã desta quinta-feira (9), três mulheres e um homem, investigados na operação “Gabarito”, deflagrada pela Polícia Civil do Pará, por meio da Seccional Urbana de Marabá. De acordo com a polícia, equipes da Delegacia de Homicídios de Parauapebas e do Núcleo de Apoio à Investigação de Marabá (NAI) deram apoio na ação.

“Com esse tipo de investigação e com as prisões efetuadas reafirmamos nosso compromisso no combate aos delitos contra a administração pública. Com o material apreendido, vamos avançar na identificação e responsabilização de outros envolvidos”, disse o delegado-geral da PCPA, Walter Resende.

As investigações iniciaram após uma mulher ser presa em flagrante com ponto eletrônico durante a aplicação do concurso público para a Prefeitura de Parauapebas realizada em 26 de novembro de 2023.

“Durante o intenso trabalho de investigação, conseguimos identificar os mentores intelectuais, bem como diversas pessoas que se beneficiaram utilizando ponto eletrônico para realização da prova”, contou o delegado Vinicius Cardoso, superintendente da PCPA em Marabá.

Na ação foram cumpridos também quatro mandados de busca e apreensão domiciliares. Também foram identificados e colhidos outros elementos de interesse à apuração, que permitirão a identificação de demais envolvidos no crime.

As investigações continuam e os presos estão à disposição da Justiça.