Uma grande operação do 27º Batalhão da Polícia Militar foi realizada na noite desta quinta-feira (27) na área do bairro da Marambaia, em Belém. A ação se concentrou no conjunto Euclides Figueiredo, tendo como foco o canal Água Cristal e suas adjacências, e evoluiu para uma intervenção policial com resultado morte de um suspeito.
O caso foi registrado na 5ª Seccional Urbana da Marambaia como morte decorrente de intervenção policial, tendo como vítima Antônio Renato Lima Trindade, de 26 anos, morador da Vila Nazaré, nas proximidades do canal Água Cristal.
Segundo o relatório policial, por volta das 21h40, as viaturas 2727 e 2042, do 27º BPM, participavam da operação “Ruptor”, que visava combater o tráfico de drogas em supostos pontos de venda na região do canal. Durante patrulhamento, na esquina do canal Água Cristal com a passagem Nazaré, os policiais avistaram um homem em atitude suspeita, que demonstrou nervosismo ao perceber a presença das viaturas e fugiu correndo por vielas da área.
Diante da fundada suspeita, os policiais desembarcaram das viaturas e iniciaram uma perseguição a pé, montando um cerco na tentativa de abordá-lo. Durante a busca, os agentes relataram que viram o suspeito arremessar uma sacola por cima de um muro. Logo em seguida, um disparo de arma de fogo foi ouvido vindo da direção onde o cerco estava sendo feito.
Policiais que estavam posicionados nos fundos da viela alertaram que o suspeito havia retornado para a via pública portando uma arma de fogo. Em fuga, ele invadiu uma residência e, ao ser interceptado, entrou em luta corporal com um dos policiais. Durante o confronto, o suspeito teria disparado contra o policial, que reagiu e efetuou disparos, neutralizando o agressor.
O homem foi socorrido pelos próprios policiais e levado para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
A arma usada por Antônio Renato foi apreendida: um revólver calibre .22 com cinco munições intactas e duas deflagradas. Na sacola que ele arremessou, os policiais encontraram porções de entorpecentes, uma balança de precisão e dois rádios comunicadores (HTs). Todo o material foi apresentado na 5ª Seccional para registro da ocorrência, sob responsabilidade do delegado plantonista Carlos Gustavo de Sampaio Ferreira.