Sábado (16) foi um dia de intensa ação para o Comando de Missões Especiais no combate ao crime organizado e às facções criminosas que atuam na Grande Belém, o que resultou no baleamento e morte de Renato de Sousa Matos, portador do Infopen 390345.
Durante o patrulhamento tático na área do 37º BPM, na “Operação Hércules”, as equipes receberam denúncias de um cidadão, filho de um policial penal e morador de Icoaraci, que preferiu manter sua identidade no anonimato.
As denúncias indicavam que um suspeito estaria em posse de uma pistola e de uma arma longa — não foi possível identificar se era um fuzil ou uma espingarda calibre 12 —, armas pertencentes a uma facção criminosa que atua na periferia de Icoaraci. A informação também apontava que o criminoso estaria monitorando agentes de segurança pública residentes naquela área e que, embora tivesse sido preso anteriormente por tráfico de drogas, encontrava-se em liberdade condicional.
Com base nas informações, as equipes se deslocaram para averiguar a situação. Ao chegarem nas proximidades da residência indicada, localizada na rua Pará, no Parque Guajará, depararam-se com um suspeito que correspondia às características fornecidas na denúncia.
De imediato, foi realizada a abordagem ao suspeito, que estava em uma motocicleta e usava um blusão. Em um movimento rápido, o indivíduo sacou uma arma de fogo e atirou contra as equipes, que reagiram prontamente, neutralizando a ação do agressor.
O suspeito foi socorrido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci, mas não resistiu aos ferimentos e evoluiu a óbito. Ele foi identificado como Renato de Sousa Matos, portador do Infopen 390345.
Com o falecido, foi encontrado uma pistola G2C calibre 9mm com dez munições intactas, duas grandes porções de cocaína (aproximadamente meio quilo), trinta e cinco papelotes de maconha e uma motocicleta Fan preta. Todo o material apreendido foi apresentado na Seccional Urbana de Icoaraci.